Filarmónicas em colaboração com a Diocese

Estamos em direto

Teve lugar no passado dia 9 de abril, no Seminário de Leiria, uma reunião entre representantes da diocese de Leiria-Fátima e as filarmónicas nela existentes, envolvendo membros da direção, maestros e contra-mestres. Estiveram presentes 10 filarmónicas e uma justificou a sua ausência.

Pretendeu-se com o encontro, não apenas aprofundar os contatos e a colaboração, mas também proporcionar alguma formação relativa à música litúrgica e à participação da filarmónica nas procissões.

Houve ainda ocasião para reorganizar a habitual participação das filarmónicas na procissão do Corpo de Deus na cidade de Leiria, que este ano ocorrerá no domingo 22 de junho. Dando continuidade ao iniciado no ano passado, além das filarmónicas do concelho de Leiria, outras existentes na Diocese participarão na procissão, numa escala de quatro grupos, em ciclos de quatro anos. A direção da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria aceitou fazer a respectiva distribuição e indicar o lugar que cada uma ocupará na procissão. No final, as quatro tocam em conjunto a marcha da Cidade do Liz.

Na reunião, o padre Sérgio Henriques e a maestrina Rita Pereira, do Departamento Diocesano de Pastoral Litúrgica, deram alguns esclarecimentos sobre a liturgia católica e as características da música que nela se executa, a chamada música litúrgica, focando a possibilidade de participação das filarmónicas nas celebrações da missa com o uso de instrumentos e o canto, em colaboração com os coros e organistas existentes. Foram também mencionados os diferentes tipos de música que devem ser executados pelas filarmónicas, quando se trata de arruadas, procissões, concertos ou participação nas Missas.

O diálogo enriqueceu o encontro, manifestando os representantes das filarmónicas o desejo, por um lado, de que sejam reconhecidas e valorizadas as suas características por parte dos padres e das comissões de festas e, por outro, o empenho destas instituições por melhorarem a sua participação nas festividades religiosas e outros momentos de colaboração com as comunidades da Igreja Católica. Haverá que evitar-se que as bandas sejam substituídas nas procissões das festas por outros agrupamentos ou música inadequados a este tipo de manifestação religiosa popular.

Existem na diocese de Leiria-Fátima 17 bandas filarmónicas, sendo 11 no concelho de Leiria, nas localidades de Arrabal, Bajouca, Bidoeira, Caranguejeira, Chãs (Regueira de Pontes), Cortes, Maceira, Marrazes, Monte Redondo, Pousos e Soutocico (Arrabal), e seis em outras localidades de vários concelhos: Ourém e Vilar dos Prazeres, Minde (Alcanena), Pataias (Alcobaça), Porto de Mós e Vermoil (Pombal).

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress