Paróquias fazem bênção dos bebés na festa da Apresentação do Senhor

Celebra-se no dia 2 de fevereiro a festa da Apresentação de Jesus no Templo. Na diocese de Leiria-Fátima, são várias as paróquias onde se faz neste dia uma celebração de bênção dos bebés.

De acordo com a descrição de Lucas, Maria e José levaram Jesus ao Templo de Jerusalém quarenta dias depois do seu nascimento. A intenção seria a de completar o ritual de purificação de Maria após o parto e realizar a “redenção do primogénito”, uso comum dos judeus.

Neste episódio bíblico, é relevante a referência a Simeão, que tinha recebido de Deus a promessa de que “não morreria antes de ver o Cristo do Senhor”.

Após as revisões do Concílio Vaticano II, a festa da Apresentação passou a dar mais importância à profecia de Simeão do que ao ritual da purificação de Maria. No século XX, o Papa João Paulo II ligou a festa com a renovação dos votos religiosos.

Esta é uma das mais antigas festas da Igreja. Em Portugal festeja-se também neste dia Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora das Candeias. Na diocese de Leiria-Fátima tem crescido nos últimos anos o hábito de se faz uma celebração de bênção dos bebés. Pedimos aos párocos que nos enviassem informação sobre este assunto. Partilhamos as que nos chegaram.

 

Leiria

Na paróquia de Leiria, a Equipa de Pastoral Familiar organiza a Bênção dos Bebés no dia 1 de fevereiro. A cerimónia decorre na Sé de Leiria, pelas 15h00. Os participantes deverão fazer uma inscrição prévia. Após a celebração, as famílias presentes são convidadas para um pequeno lanche.

 

Fátima

Em Fátima, a celebração da festa de Nossa Senhora das Candeias e da Apresentação do Senhor será no dia 2 de fevereiro, com uma celebração que envolve toda a comunidade e movimentos paroquiais. Para a ocasião está prevista a leitura dos relatórios de contas, a celebração da Eucaristia com entrega simbólica das chaves aos juízes das capelas, a bênção e entrega das velas e depois um almoço partilhado entre todos.

 

Pataias

Em Pataias, a Bênção dos Bebés está agendada para o próximo dia 2 de fevereiro, às 15h00, na igreja paroquial, celebrando deste modo a festa litúrgica da Apresentação do Senhor. A iniciativa é do Serviço Pastoral Familiar da paróquia e estende-se aos bebés e crianças até aos dois anos das paróquias de Alpedriz e Pataias ou outros que, independentemente do lugar de residência, também queiram participar.

 

Maceira

Dia 2 de fevereiro, no Salão Paroquial da Maceira, na Missa das 11h00 haverá a Bênção dos Bebés e das Grávidas. A iniciativa repete-se pelo 4.º ano consecutivo. Depois da homilia dar-se-á a bênção dos bebés e, depois do Cântico de Ação de Graças, dar-se-á a bênção das mulheres grávidas com a oração de consagração a Nossa Senhora da Luz.

 

Nossa Senhora da Piedade – Ourém

Realiza-se na igreja do Alqueidão – Ourém,  a festa de Nossa Senhora das Candeias no próximo dia 2 de fevereiro. O momento prevê a concentração dos participantes junto ao nicho de Nossa Senhora, às 19h00. Depois da bênção, segue-se a procissão de velas para a igreja. Segue-se a Missa, com a bênção dos bebés, e a procissão de volta ao nicho de Nossa Senhora, onde terminará a celebração.

 

Freixianda

A paróquia celebra a festa litúrgica da Apresentação do Senhor e a festa de Nossa Senhora da Purificação, também designada por Nossa Senhora das Candeias, padroeira da paróquia. No dia 1, haverá lausperene  durante todo o dia, com a participação de todos os lugares da paróquia, nos horários que lhes são destinados. Ao fim da tarde haverá a Missa seguida da procissão de velas. No domingo, na Missa da festa, realiza-se o rito de bênção e a consagração dos bebés até aos três anos. A seguir, haverá procissão com os estandartes e a imagem de Nossa Senhora da Purificação.

Ao longo do fim de semana funcionará o bar, restaurante e quermesse. Também haverá animação musical nos serões de sábado e domingo, e a atuação de um rancho folclórico no domingo.

 

Bajouca

Dia 2 de fevereiro a paróquia festeja 42 anos da sua criação. O momento será assinalado com a tomada de posse do conselho económico e do conselho pastoral da paróquia.

 

Carnide

Dia 2 de fevereiro a paróquia de Carnide celebra a festa de Nossa Senhora das Candeias com a celebração da Missa às 10h30. Na véspera, às 19h30, haverá procissão de velas.

 

Mira de Aire, Alvados, Serra de Santo António e São Bento

Dia 2 de fevereiro haverá a bênção dos bebés e das crianças até aos três anos. A cerimónia decorre na Serra de Santo António às 10h00, em Alvados às 11h00 e às 11h30 em São Bento e Mira de Aire.

Os promotores da iniciativa pedem que os interessados em participar façam a sua inscrição prévia e, no domingo, levem a vela de batismo da criança, ou outra, caso ainda não tenha sido batizada.

 

Amor

A paróquia de Amor vai realizar, dia 2 de fevereiro, a cerimónia da Bênção das Grávidas e dos Bebés até aos dois anos, no decorrer da Missa, às 11h30. A iniciativa é da equipa da Pastoral Familiar de Amor.

 

Souto da Carpalhosa

A paróquia convida os pais com crianças batizadas no último ano a estarem presentes com os seus filhos na celebração da Missa paroquial do próximo dia 2 de fevereiro. O gesto celebra a Apresentação de Jesus no Templo. Na ocasião serão apresentadas as crianças à comunidade e confiadas a Deus. A iniciativa está ainda aberta às crianças ainda não batizadas. Os promotores do evento pedem aos pais que levem a vela de batismo da criança, ou outra, caso ainda não tenha sido batizada.

 

Caranguejeira

Na Missa das 11h30, do dia 2 de fevereiro, haverá a bênção das crianças e das mulheres grávidas e a consagração dos casais jovens. A iniciativa decorre na igreja paroquial e insere-se na celebração da festa litúrgica da Apresentação no Senhor ao Templo.

 

Boa Vista

No dia 2 de Fevereiro, na celebração da Eucaristia, às 11h00, haverá a bênção dos bebés, crianças em idade pré escolar e mulheres grávidas. Antes da Missa, está prevista a procissão das velas, em honra de Cristo que vem como luz das nações, e ao encontro de quem a Igreja caminha guiada já por essa mesma Luz.

A iniciativa assinala a festa litúrgica da Apresentação do Senhor no Templo. Integrado nas festividades do aniversário da Paróquia, o momento termina com um almoço convívio promovido pela Comissão da Festa em honra de Nossa Senhora das Dores 2014. As inscrições para o almoço devem ser feitas junto dos elementos da Comissão. O “partir do bolo” está marcado para as 15h00.

 

Batalha

Também a paróquia da Batalha vai este ano aproveitar a festa da Apresentação do Senhor para a celebração da bênção dos bebés. Aproveitando o facto de a data coincidir com o domingo e para reforçar o trabalho pastoral com as famílias, conforme o tema diocesano do ano, os pais são convidados a trazer os seus filhos até aos 3 anos de idade à celebração dominical, onde irá integrar-se um momento de bênção dos meninos presentes e suas famílias.

Esta celebração decorrerá no Mosteiro, na Missa das 11h00. Está prevista, em caso de bom tempo, uma procissão de velas antes do início da celebração, em honra da Senhora da Luz, ou das Candeias, como é também conhecida esta festa.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.