Paróquias dos Milagres e da Bidoeira

“Vontade e dedicação no progresso da ação pastoral” é o título do caderno de 3 páginas sobre as paróquias dos Milagres e Bidoeira, na edição desta semana (19.05.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.

A Igreja de Nosso Senhor dos Milagres começou a ser construída em 1732, em memória de um milagre ali ocorrido quatro anos antes. Desde então, o povo devoto acorre, durante todo o ano, ao Santuário que ali foi construído. Na festa de Nosso Senhor dos Milagres, em setembro, milhares de peregrinos, oriundos de todo o país, rumam ali, para celebrar a sua devoção.

Resultado do rápido crescimento após o milagre, em 1750 era criada a paróquia dos Milagres.

Em 1985, da desanexação dos Milagres, surgia a freguesia da Bidoeira de Cima. Em 1993, dá-se a criação canónica da paróquia da Bidoeira de Cima.

As festas do Menino Jesus, em janeiro e as festas em honra do Imaculado Coração de Maria, em agosto, são os eventos religiosos de maior relevância na paróquia.

O PRESENTE falou com os responsáveis por algumas das dinâmicas que animam as duas paróquias. A atividade dos grupos e movimentos que ali prestam serviço, traduzem a vontade e dedicação no progresso da ação pastoral nas respetivas comunidades.

O pároco de ambas é o padre Jacinto Gonçalves.

Conheça-os, na edição em papel do Presente Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress