Paróquias de Urqueira e Casal dos Bernardos em destaque no Presente

 

Quando chegou “a crise já estava instalada”, diz padre Segunda Julieta Miguel, pároco da Urqueira e de Casal dos Bernardos. Já se sentia “aqui o que se sente por todo país, as famílias são uma rede” e, se “algumas perderam os seus empregos, muitas não conseguem voltar ao mercado do trabalho”.

Foi esta a realidade que o padre Miguel encontrou quando chegou à paróquia da Urqueira. Mas, a sua chegada coincidiu com o falecimento do pároco de Casal dos Bernardos pelo que, a convite de D. António Marto, “fiquei com as duas”, diz com uma alegria contagiante.

Padre Segunda Julieta Miguel é o rosto em Portugal da geminação que a diocese de Leiria-Fátima tem com a diocese angolana do Sumbe, onde, em seu lugar está o padre Vítor Mira. Casal dos Bernardos alimenta este sentimento missionário com o grupo de Jovens sem Fronteiras e o grupo da LIAM – Liga Intensificadora da Ação Missionária, este guiado pelos missionários espiritanos. Hoje, este sentimento missionário contribui para a união das comunidades que até 2010 estiveram separadas pela história.

Confira a entrevista ao pároco e outros dados sobre o dinamismo eclesial destas comunidades na edição em papel do jornal diocesano desta semana.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.