Quando chegou “a crise já estava instalada”, diz padre Segunda Julieta Miguel, pároco da Urqueira e de Casal dos Bernardos. Já se sentia “aqui o que se sente por todo país, as famílias são uma rede” e, se “algumas perderam os seus empregos, muitas não conseguem voltar ao mercado do trabalho”.
Foi esta a realidade que o padre Miguel encontrou quando chegou à paróquia da Urqueira. Mas, a sua chegada coincidiu com o falecimento do pároco de Casal dos Bernardos pelo que, a convite de D. António Marto, “fiquei com as duas”, diz com uma alegria contagiante.
Padre Segunda Julieta Miguel é o rosto em Portugal da geminação que a diocese de Leiria-Fátima tem com a diocese angolana do Sumbe, onde, em seu lugar está o padre Vítor Mira. Casal dos Bernardos alimenta este sentimento missionário com o grupo de Jovens sem Fronteiras e o grupo da LIAM – Liga Intensificadora da Ação Missionária, este guiado pelos missionários espiritanos. Hoje, este sentimento missionário contribui para a união das comunidades que até 2010 estiveram separadas pela história.
Confira a entrevista ao pároco e outros dados sobre o dinamismo eclesial destas comunidades na edição em papel do jornal diocesano desta semana.