Aljubarrota assinala 50 anos do padre Ramiro como pároco

O padre Ramiro Portela, nascido nas Meirinhas a 30 de outubro de 1935 e ordenado em 1961, entrou como pároco em Aljubarrota no dia 7 de agosto de 1965.

A paróquia irá assinalar este cinquentenário na Missa dominical do próximo dia 9, mas, como estamos em “época de férias e muitas festas”, a grande celebração será no dia 1 novembro, próximo da data do seu aniversário natalício, para permitir o envolvimento de todas as forçar vivas da comunidade e dos diversos serviços e movimentos da paróquia.

No boletim paroquial “Olhar” de Agosto sairá uma entrevista, em que se apresenta o percurso e o sentir do “prior”. Entrou no seminário aos 14 anos e nunca mais teve dúvidas de que o sacerdócio era a sua vocação: “na ânsia de ser padre, tudo deixava para trás”. Foi ordenado no contexto do Concílio Vaticano II, que encarou como “tempos de graça especial, de mudança na liturgia, no estilo da Igreja, no modo de ser e vestir dos padres, etc.”.

Quanto à paróquia, começou por dedicar-se à remodelação dos lugares de culto, que encontrou “muito degradados”, e fez alguns de raiz. “Nunca pararam as obras”, pelo que lhe deram a alcunha de “arquiteto”, mas considera que ainda ficaram algumas por fazer. Durante todos estes anos ganhou muitos amigos, afirmando-se “filho adotivo” de Aljubarrota e membro de um povo que considera como “de índole especial”.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.