Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC): n.º 100 de senhoras

Decorreu de 5 a 8 de março, na Casa de Retiros do Seminário Diocesano, o 100.º Curso de Cristandade de Senhoras da diocese de Leiria-Fátima, que contou com a participação de 17 mulheres determinadas e empenhadas em conhecer um novo rosto de Cristo, pronto para as receber de braços abertos.

A equipa coordenada por Célia Alexandre, da paróquia de Pataias, teve como diretor espiritual o padre Alcides Neves e a colaboração dos padres João Pina Pedro e Benevenuto Morgado. Este último, ainda que no auge dos seus mais de 80 anos, não hesitou em dizer o seu sim a este desafio e mostrar como se apaixonou pelo MCC, mostrando às participantes que “a felicidade está na maneira como cada um sabe amar”, deixando-lhes uma extraordinária mensagem de vida que seguramente as marcará no seu ‘quarto dia’: “O homem não vale nada por aquilo que tem, vale muito pouco por aquilo que sabe, muito menos por aquilo que diz, mas vale muito por aquilo que é”.

A avaliar pelos emotivos testemunhos que se ouviram no encerramento, que decorreu no pavilhão do Seminário Diocesano, no dia 8, presidido pelo Bispo diocesano, D. António Marto, estas irmãs partiram para o seu ‘quarto dia’ a tomar como suas as palavras de Madre Teresa de Calcutá: “Evangelizar é ter Deus no coração e levá-lo aos outros”.

O encerramento contou ainda com a presença de um casal do Secretariado Diocesano de Portalegre/Castelo Branco, que se quis associar-se a este momento emblemático do MCC em Leiria-Fátima, dando a todos o seu próprio testemunho, traduzido nas palavras de Lucília Miguéns, presidente daquele secretariado. É assim a amizade que une os que aceitaram viver esta experiência e com ela viram a sua vida mudar para melhor.

Os Cursos de Cristandade, ainda que fazendo o seu caminho a ultrapassar muitas barreiras, continuam a levar Cristo de uma forma única aos corações de todos quantos aceitam o desafio de viver esta experiência, fazendo com que se enamorem d’Ele e mostrando-lhes que este “não é um Cristo vencido na cruz, é um Cristo vitorioso”, levando-os a perceberem que “um Cristão tem de ser um profissional do amor”.

Afinal, citando Bento XVI, “se não nos enamoramos de Cristo, não temos interesse algum como cristãos”.

Retiro especial de Natal
7 de Dezembro
, às 09:30
Tesouro Escondido
7 de Dezembro
Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
Compreender o Documento Final do Sínodo
17 de Dezembro
, às 21:00
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress