Mais de 2.000 escuteiros esperados no Dia de BP em Caxarias

Mais de 2000 jovens escuteiros da região de Leiria vão estar em Caxarias no próximo domingo, dia 19 de fevereiro, para participar na edição deste ano do Dia de BP, atividade regional de comemoração do aniversário do fundador do escutismo, Robert Baden-Powell.

A concentração está marcada para as 08h45 e o programa começa com a Missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, às 09h30, no pavilhão gimnodesportivo de Caxarias. A partir das 11h45, serão realizadas diversas atividades que levarão os escuteiros a percorrer toda a localidade. A cerimónia de encerramento está agendada para as 16h30.

O Dia de BP é uma das principais atividades organizadas anualmente pela Junta Regional de Leiria, órgão que tutela as iniciativas do Corpo Nacional de Escutas na Diocese de Leiria-Fátima, contando habitualmente com uma participação a rondar os dois milhares de escuteiros de todos os agrupamentos da região. Realiza-se no domingo mais próximo do dia 22 de fevereiro, data em que nasceu Robert Baden-Powell, em 1857, em Londres, que viria a fundar o movimento escutista em 1907. Este movimento chegou a Portugal poucos anos depois, com a criação do Corpo Nacional de Escutas em 1923, em Braga.

A escolha de Caxarias para a edição do Dia de BP deste ano prende-se com o facto de o Agrupamento 1078, desta paróquia, estar a comemorar o 25.º aniversário da sua fundação. Este será também um dos motivos de festa, sendo ainda assinalados os 100 anos das Aparições de Fátima e a preparação do 23.º ACANAC, acampamento nacional do CNE que decorrerá no próximo verão.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.