Cerca de duas centenas de jovens estiveram no 28.º Encontro Nacional dos Jovens Sem Fronteiras (JSF), grupo missionário católico ligado à Congregação da Família Espiritana, que decorreu no passado fim-de-semana, em Santa Eufémia, com o tema “Caminhar sob o Olhar de Maria”. O encontro teve momentos de animação, formação, reflexão e oração, que nos são contados pela Sara Ribeiro e Cristiana Brito.
Foi a “Caminhar sob o olhar de Maria” que começou este Encontro Nacional dos JSF. A região centro acolheu o movimento, em Santa Eufémia, mostrando-nos que apesar de os nossos olhares serem diferentes, todos vêem Deus de igual forma.
A noite de sexta feira é sempre repleta de grandes emoções. Eis o momento que muitos aguardavam… Abraçar a saudade de quem vive a mesma Missão.
“Desejosos de voltar”, o grupo ponte, que esteve em missão, iniciou a manhã de sábado, de malas e coração cheio, com a oração e o testemunho. Na abertura oficial do encontro esteve o padre Nuno Gil, pároco de Santa-Eufémia, Paulo Felício, Junta de Freguesia, a vereadora da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim.
O programa seguiu com o padre Tony Neves, que apresentou o tema “Caminhar com Maria, realçando as palavras do Papa Francisco, que nos pede para saiamos do sofá e caminhemos, deixando sempre uma marca. A manhã terminou com a reflexão da Irmã Glória, que nos desafiou a olhar para Maria.
Jovens Sem Fronteiras a animarem as ruas da cidade de Leiria, no passado sábado, 8 de outubro, numa das atividades do Encontro Nacional dos Jovens Sem Fronteiras.
A animar as ruas da cidade
A parte da tarde foi dedicada à descoberta dos segredos de Leiria, com palestras, visitas a lugares culturais e animação pelas ruas da cidade. O pôr-do-sol foi visto do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, ao ritmo de uma oração ao estilo Taizé. O segundo dia terminou com a peça de teatro “As Lendas de Leiria”, representada pelo grupo de teatro de Santa Eufémia (TASE) onde, ironicamente, nos contaram a história da cidade. Por fim, os “Mendigos de Deus” (en)cantaram-nos com o seu concerto orante.
O grupo do Intra-Rail missionário guiou-nos pelos trilhos das laudes, na oração da manhã de domingo. A linha continuou por terras de Portugal, através dos vários testemunhos das diversas atividades de verão missionárias realizadas (Intra-Rail, Jornadas Mundiais da Juventude e Semanas Missionárias).
Como família espiritana que somos, os JSF caminham lado a lado com a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento “Sol Sem Fronteiras”, de modo que todos juntos, com Maria, façamos com que o sol nasça para todos. Assim, houve também o anúncio do novo “Festa da Missão”, cujos lucros do cancioneiro vão reverter para o projeto “Juntos na Aprendizagem” desenvolvido por esta ONGD.
A manhã terminou com a Eucaristia de encerramento, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que nos questionou sobre a nossa identidade enquanto cristãos e filhos de Maria. “Seremos cristãos por inteiro ou temos condições? Se Maria se entregou por inteiro, o que nos impede de fazer o mesmo?”
Que neste Ano Santo da Misericórdia, sejamos missionários misericordiosos “em busca da paz”, sabendo que caminhamos, sempre, sob o olhar de Maria.
Os JSF são um movimento missionário que se organiza em grupos paroquiais espalhados pelo país inteiro. Procuram fazer a animação missionária nas paróquias consciencializando-as da dimensão universal da Igreja. Em Leiria-Fátima existem grupos de JSF em Santa Eufémia, Nossa Senhora das Misericórdias (Ourém), Rio de Couros, Fárrio, Freixianda e Casal dos Bernardos.