Cerca de 400 jovens das dioceses de Leiria-Fátima, Coimbra, Santarém e Guarda partiram juntos, no passado dia 23 de julho, rumo à Jornada Mundial da Juventude, a decorrer em Cracóvia, na Polónia, de 26 a 31 deste mês.
A preparação e a viagem são já parte da experiência, na expectativa de que “vamos viver momentos verdadeiramente especiais no encontro com Cristo”, como conta a jovem “peregrina” Célia Silva, de Caxarias. Na sua página de Facebook foi partilhando algumas imagens e comenta que “a viagem é longa, mas permite-nos partilhar com os nossos companheiros vivências, expectativas e dificuldades da nossa caminhada cristã e importantes momentos de convívio”. Um grupo de jovens “alegres e que não se envergonham de mostrar a sua fé”.
Numa das publicações que fez, refere que “quase 24 horas depois, vimos amanhecer o dia em Paris… Uma paragem que nos serviu para recuperar forças e preparar a restante viagem até Cracóvia”. E continua: “Fomos acolhidos pela comunidade portuguesa no Santuário de Norte Dame de Fátima de Paris, depois de um passeio matinal pelo bairro de La Villete, celebrámos a Eucaristia com a comunidade local. Obrigado pelo acolhimento, sentimo-nos em casa, e só no fim do dia partimos para a última parte da nossa viagem”.
Recordamos que os jovens de Leiria-Fátima participaram numa celebração de envio com o Bispo diocesano, no passado dia 16, na igreja do Seminário Diocesano. Na ocasião, D. António Marto comprometeu-se a estar em comunhão com eles na oração, desafiou-os a serem “rostos da misericórdia para os outros, levando-lhes Jesus” e ofereceu um terço a cada um como companhia para a jornada.
Na próxima semana, contaremos publicar os testemunhos de alguns dos participantes da Diocese neste encontro juvenil com o Papa Francisco.
Em viagem:
Em Paris:
Já em Cracóvia: