Encontro Vicarial das Colmeias: Crianças cantaram louvores à Virgem Maria

Cerca de 350 pessoas da Vigararia de Colmeias participaram no encontro com o bispo D. António Marto, sob o tema “Nos caminhos de Maria”, que teve lugar em Vermoil, no passado dia 22 de janeiro.

Merece destaque a presença e atuação dos coros de crianças e de adultos da paróquia de Meirinhas, que cantaram com grande entusiasmo e beleza os louvores e invocações a Nossa Senhora. Com os seus cânticos muito aplaudidos, os coros ajudaram a contemplar a beleza da Virgem Maria, exprimir confiança nela e meditar na sua figura e missão materna junto dos seus filhos e da Igreja.

O encontro começou com um momento de oração, após o qual o vigário, padre Orlandino Bom, apresentou as imagens e principais expressões da devoção mariana nas paróquias de Albergaria dos Doze, Colmeias, Espite, Matas, Meirinhas, Memória, S. Simão de Litém e Vermoil, que integram a vigararia. Nossa Senhora é invocada e celebrada com orações, festas e outras expressões de devoção pelas diferentes comunidades sob os títulos da Conceição, da Apresentação, do Ó, da Piedade, de Fátima, do Rosário, do Perpétuo Socorro, das Dores, da Memória, da Nazaré, da Boa Viagem e do Imaculado Coração de Maria.

A catequista Maria Calvario, de Vermoil, deu o seu testemunho da relação pessoal com a Virgem Maria, destacando as ajudas que recebeu da educação familiar e da formação catequística, da participação na Fundação Maria Mãe da Igreja e no Movimento da Mensagem de Fátima. A partir do que a palavra de Deus nos revela sobre ela, vive a sua relação de confiança e devoção a Nossa Senhora, vendo-a como modelo da fé e de seguimento de Jesus e também como intercessora. Na catequese, procura inculcar uma sã devoção nas crianças, falando-lhes da mensagem de Fátima e levando-as a experimentar a oração, quer a adoração eucarística quer a prática do rosário.

 

Bispo exorta a acolher com entusiasmo a Virgem Peregrina em Maio

2016-01-26 enc vic mr

Na sua intervenção, D. António Marto começou por saudar as crianças, os seus “amiguitos e amiguitas”, felicitando-as por virem cantar a Nossa Senhora. Depois, desenvolvendo o tema “Viver e educar a devoção mariana”, salientou os valores do afeto e das expressões de confiança que os fiéis têm para com a Virgem Maria. Mas alertou também para os riscos de desvio e de excessos, que desvirtuam uma sã e reta relação para com ela na fidelidade à fé cristã. “A nossa devoção mariana deve ser iluminada, purificada, educada pelo Evangelho de Jesus Cristo. As devoções marianas não podem substituir a vida sacramental cristã. Não se pode ficar pela relação de interesse com Nossa Senhora, é preciso deixar-nos educar por ela na fé. Ela que foi mãe e discípula de Jesus, é para nós mãe, exemplo e mestra na vivência da fé cristã e não apenas intercessora nas nossas necessidades.”

A terminar, o nosso Bispo exortou ao interesse e empenho na prática do retiro popular, durante a Quaresma, com o guião que será publicado. Convidou também a acolher com entusiasmo e devoção a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que vai estar na Diocese, de 1 a 13 de maio próximo, terminado a sua peregrinação por todo o país. Anunciou que a imagem vinda da Diocese do Porto, dará entrada na de Leiria-Fátima pela Vigararia de Colmeias, sendo recebida no lugar de Matos da Ranha, da paróquia de Vermoil, no dia 1 de maio à tarde, sendo depois conduzida dali para a Sé de Leiria. Pediu o melhor brio o calor nessa receção a Nossa Senhora.

Retiro especial de Natal
7 de Dezembro
, às 09:30
Tesouro Escondido
7 de Dezembro
Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
Compreender o Documento Final do Sínodo
17 de Dezembro
, às 21:00
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress