Em celebração interparoquial na Freixianda, D. José Ornelas crismou 48 jovens

A igreja encontrava-se engalanada. Além da decoração floral, chamavam a atenção alguns símbolos alusivos ao Espírito Santo e à caminhada sinodal em curso.

No dia 25 de junho, D. José Ornelas, novo bispo da nossa Diocese, deslocou-se pela primeira vez à paróquia da Freixianda para administrar o sacramento da Confirmação a 48 jovens que acabaram de concluir a sua iniciação cristã. Tratou-se de uma celebração interparoquial, congregando os crismandos das freguesias de Formigais (2), da Freixianda (20), da Ribeira do Fárrio (9) e de Rio de Couros (17).

A igreja encontrava-se engalanada. Além da decoração floral, chamavam a atenção alguns símbolos alusivos ao Espírito Santo e à caminhada sinodal em curso. Os crismandos e padrinhos tinham lugares reservados. Os pais, familiares e fiéis em geral ocuparam os restantes espaços, enchendo a igreja, de lés a lés.

Em celebração interparoquial na Freixianda, D. José Ornelas crismou 48 jovens 2022

E a celebração começou com o cortejo de entrada, no qual se incorporaram os acólitos, os párocos das paróquias em questão e o bispo diocesano. Após os ritos introdutórios, teve lugar a liturgia da Palavra, tendo as leituras, o salmo e a oração universal sido proferidas pelos crismandos. Também foram eles que apresentaram os dons ao altar e ainda os símbolos da água, do óleo, do pão e do vinho, num gesto evocativo dos três sacramentos da iniciação cristã.

Após a homilia, seguiu-se a administração do sacramento da Confirmação. Os crismandos renovaram a fé do seu batismo e o bispo diocesano, através do gesto da imposição das mãos e a unção com o óleo do santo Crisma, confirmou na fé e na missão estes jovens, sobre quem desceu o Espírito Santo, o dom de Deus, tornando-os cristãos adultos, na ordem do ser, para que também o sejam, na linha do agir.

A celebração prosseguiu no seu ritmo normal, num ambiente de fé, oração e concentração. Para isso, foi importante, do princípio ao fim, o contributo do grupo coral que soube estar à altura da sua missão. Após a comunhão, um dos confirmados fez, em nome de todos, o compromisso de serem cristãos, de participarem na vida das suas comunidades e de ser testemunhas alegres de Cristo nos ambientes que frequentam.

A finalizar a celebração, o pároco agradeceu ao senhor bispo, aos catequistas das várias paróquias, ao grupo coral e aos acólitos. O senhor bispo, por sua vez, manifestou a sua alegria por poder contactar com estas comunidades, incentivando todos a serem cristãos alegres e felizes.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress