Editorial REDE 125

No próximo sábado faz 476 anos que o Papa Paulo III, a pedido do rei D. João III, publica a bula que formalizou a criação da nossa Igreja local. Não está previsto nenhum evento especial, mas nunca é demais lembrar a efeméride que acabou por definir o espaço do nosso território eclesial.

Esta semana temos em destaque dois eventos que vão ocorrer nos próximos dias. 

O primeiro é o Vitamina 23 que, como o próprio nome indica, acontece no próximo dia 23. Todos os meses, o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil dedica este dia a promover a Jornada Mundial da Juventude que se vai realizar em Lisboa em 2023, através de um evento que envolve os jovens de forma especial. No próximo domingo, às 18h30, será recitado o terço na Capelinha da Aparições do Santuário de Fátima, com transmissão pelas redes digitais.

O segundo destaque, também envolve jovens, ou melhor, uma jovem natural do Equador, mas que estuda em Leiria. Chama-se Camila e é a convidada para o programa “2ou3” que será transmitido em direto no Facebook e no Youtube da Diocese de Leiria-Fátima. A Camila faz parte da equipa do Serviço de Pastoral do Ensino Superior e virá contar-nos um pouco da sua experiência naquele serviço diocesano dedicado aos estudantes universitários.

Para além destes dois eventos, também são notícia outros acontecimentos diocesanos. Um deles é o curso anual de formação permanente do clero que teve lugar esta semana e que contou com a presença à distância de cinco dezenas de sacerdotes. Para além de alguns assuntos pertinentes tendo em conta a pandemia que atravessamos e que tem sido motivo de algumas preocupações por parte dos padres, também foi abordado o novo Diretório para a Catequese enquanto proposta de experiência espiritual com Jesus vivo.

Também o Centro de preparação para o Matrimónio deu notícia da realização de um encontro de noivos que juntou 21 casais online. Este evento foi coordenado pela Equipa 2, de Leiria, através da plataforma Zoom. Este evento terminou no dia 9 de maio de forma presencial com a celebração eucarística.

Também algumas paróquias fizeram-nos chegar a suas notícias, sendo de realçar algumas festas importantes do calendário catequético. A paróquia dos Pousos e a paróquia da Freixianda, celebraram a Primeira comunhão de um total de 55 crianças. Já Rio de Couros e Formigais fizeram a sua Festa das Bem-Aventuranças que, como se sabe, é realizada pelos adolescentes do 7º ano. Também as crianças do 4º ano da Bidoeira fizeram a sua Festa da Palavra, tendo recebido, cada uma delas, um exemplar da Bíblia, e os adolescentes do 6º ano de Caxarias celebraram a Profissão de Fé.

Queremos deixar ainda uma menção para os alunos do Colégio de São Miguel que, à sua maneira, viveram o recente dia 13 de Maio realizando uma peregrinação diferente. Não foram, como é habitual, até à capelinha das Aparições mas cada turma iniciou o dia com uma oração que os colocou diante do que realmente se celebra neste dia: o amor da Mãe pelos seus filhos! Noutro momento, cada turma, em diferentes horários, deslocou-se ao átrio principal do Colégio, rezou uma dezena do rosário, perante a imagem de Nossa Senhora, e ofereceu-lhe as suas intenções.

E não queremos terminar sem fazer uma referência à celebração do aniversário da criação da Diocese de Leiria-Fátima. No próximo sábado faz 476 anos que o Papa Paulo III, a pedido do rei D. João III, publica a bula que formalizou a criação da nossa Igreja local. Não está previsto nenhum evento especial, mas nunca é demais lembrar a efeméride que acabou por definir o espaço do nosso território eclesial.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.