Crisma na Freixianda: jovens a celebrar o itinerário já percorrido

Estavam ali a perspetivar o seu futuro de jovens cristãos, alegres e felizes, inseridos na comunidade, na escola, na vida social, no quotidiano das suas vidas. Estavam ali a acolher, no sacramento, o grande dom de Deus, o Espírito Santo, com todos os seus dons, Luz e Fortaleza para a vida.

No dia 20 de junho, na igreja paroquial, receberam o sacramento da Confirmação 34 jovens da paróquia da Freixianda. Presidiu à celebração o bispo diocesano, o cardeal D. António Marto. Com ele celebraram o pároco, padre Joaquim Baptista, e o padre Sérgio Henriques, da Lagoa do Grou. Além dos crismandos e padrinhos, em virtude dos constrangimentos impostos pela pandemia da Covid-19, só puderam participar na celebração mais quatro pessoas por crismando. No ano passado nem sequer foi possível haver Crisma. O grupo deste ano corresponde, por isso, a dois anos.

Apesar dos limites e da necessidade de salvaguardar algum distanciamento físico, foi possível fazer a distribuição das pessoas no espaço, de modo a garantir a segurança e a facilitar a participação. Para isso muito contribuiu a compreensão de todos, a boa organização e o contributo da equipa de acolhimento.

O grupo coral, mais reduzido, assegurou o canto que foi acompanhado pelo toque do órgão. O solista do salmo foi um dos crismandos. Também as leituras, a oração universal, o texto da apresentação dos dons e do compromisso, foram proferido pelos crismandos.

Depois das leituras, o pároco apresentou o grupo dos jovens ao Senhor Bispo, pediu-lhe que lhes dirigisse a palavra e que os admitisse ao Santo Crisma. E a celebração prosseguiu com a administração do sacramento, de modo ordenado, em ambiente de fé, alegria e também alguma emoção.

De facto, concluída a caminhada de iniciação cristã, ao longo de dez anos de catequese, os jovens estavam ali a celebrar todo o itinerário de fé e vivência cristã já percorrido. Estavam ali a perspetivar o seu futuro de jovens cristãos, alegres e felizes, inseridos na comunidade, na escola, na vida social, no quotidiano das suas vidas. Estavam ali a acolher, no sacramento, o grande dom de Deus, o Espírito Santo, com todos os seus dons, Luz e Fortaleza para a vida. 

A celebração prosseguiu ao ritmo normal. Após a comunhão, os jovens agora confirmados fizeram o seu compromisso que colocaram sob a proteção de Maria.

No final da celebração, Bispo e Pároco dirigiram aos jovens, aos catequistas e à assembleia palavras de congratulação e reconhecimento. Os confirmados receberam o “diploma” da Confirmação como recordação desta celebração solene e deste dia festivo.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...