A Diocese de Leiria-Fátima vive um processo de conversão pastoral, impulsionado pelo desejo de responder com renovado dinamismo à missão evangelizadora da Igreja, conforme o disposto no projeto pastoral diocesano para triénio de 2023 a 2026.
Neste contexto e em espírito sinodal, foi desenvolvido um amplo processo de discernimento eclesial em três etapas: elaboração de uma carta de princípios que foi discutida nos diversos círculos de reflexão da Diocese; reorganização das 73 paróquias em 17 Unidades Pastorais e 7 Vigararias; e constituição das Equipas Presbiterais para cada uma das Unidades Pastorais.
Em todo este processo, as estruturas de participação e corresponsabilidade da Diocese foram chamadas a colaborar e a dar o seu contributo. Com a conclusão das duas primeiras etapas em junho de 2024, o Bispo Diocesano intensificou os contactos com todos os membros do Clero para abordar perspectivas e disponibilidades pessoais para integrar as Equipas Presbiterais de cada Unidade Pastoral.
Sendo convocado para colaborar neste caminho de transformação pastoral, o P. Rui Marto – membro da Congregação dos Missionários Claretianos, cujo Superior Provincial foi devidamente informado deste processo – depois de ter dado o seu assentimento, em encontro pessoal com o Bispo Diocesano, mudou de atitude recusando a sua substituição na Paróquia de Fátima, apesar das reuniões presenciais e contatos telefónicos que se seguiram. Além disso, foram enviadas a todos os membros do Clero convocatórias para as assembleias diocesanas, que incluíram informações detalhadas. Todo este caminho se concluiu com a promulgação dos decretos oficiais de 5 de março de 2025, que formalizaram a criação das Unidades Pastorais e a designação das Equipas Presbiterais.
Ao saber da nomeação do seu sucessor, o Padre Rui Marto interpôs uma “reclamação canónica” (19-03-2025) contra a sua substituição como Pároco da Paróquia de Fátima.
A 26-03-2025, o Bispo Diocesano emitiu um Decreto de confirmação do padre Leonel Vieira Baptista como pároco “in solidum” da Paróquia de Fátima, declarando improcedente a “Reclamação canónica” do Padre Rui Marto.
Por isso, se reafirma, como anunciado, a constituição da Unidade Pastoral de Fátima a 30-03-2025, às 17h00, na igreja matriz de Fátima, durante a celebração eucarística, bem como o início de funções da respetiva Equipa Presbiteral e do novo Pároco in solidum, padre Leonel Vieira Baptista.
A Diocese de Leiria-Fátima expressa a sua gratidão ao padre Rui Marto pelo seu serviço à Paróquia de Fátima ao longo dos anos, reconhecendo a sua dedicação e trabalho pastoral. Exorta, ainda, toda a comunidade paroquial e da Unidade Pastoral a viver este tempo de transformação com espírito de unidade, fidelidade à Igreja e confiança na ação do Espírito Santo.
Leiria, 27 de março de 2025
Diocese de Leiria-Fátima