A Diocese de Leiria-Fátima dará início ao segundo ano pastoral do triénio “Pelo Batismo somos Igreja viva e peregrina” (2023-2026) com a realização da Assembleia Diocesana no próximo dia 28 de setembro. Sob o tema “Enriquecer a Igreja com o compromisso batismal”, o evento visa refletir sobre a missão de todo o batizado na Igreja e no Mundo, com especial enfoque na organização da vida das comunidades e nos serviços e ministérios eclesiais.
A Assembleia, convocada pelo bispo D. José Ornelas, será dividida em duas partes. A parte da manhã será reservada para os delegados das paróquias, responsáveis dos serviços e movimentos eclesiais, e terá lugar no Seminário Diocesano. O programa inclui momentos de oração, uma comunicação pelo padre Eduardo Caseiro sobre o tema do ano pastoral, e várias oficinas temáticas que abordarão os ministérios laicais e ordenados, bem como o acolhimento, discernimento e implementação desses ministérios.
As inscrições para a participação na manhã devem ser realizadas até ao dia 23 de setembro, através de um formulário online, sendo cada paróquia ou movimento convidado a designar três representantes, incluindo o pároco ou diretor.
Após o almoço no Seminário, a Assembleia Diocesana prosseguirá na Sé de Leiria, com um plenário aberto a toda a comunidade diocesana. Nesse momento, serão apresentadas as sínteses dos trabalhos realizados nas oficinas da manhã, acompanhadas por breves momentos musicais, culminando com uma intervenção de D. José Ornelas.
O dia culminará com a celebração da Eucaristia, na Sé, que este ano assinala os 450 anos da sua dedicação. O bispo de Leiria-Fátima apela à participação ativa dos fiéis, invocando a proteção dos padroeiros da Diocese, Santo Agostinho e Nossa Senhora de Fátima.
Esta Assembleia Diocesana marca um passo importante na “Transformação Pastoral da Diocese”, alinhando a missão batismal com as necessidades e desafios das comunidades locais.
Convocatória de D. José Ornelas
Caríssimos irmãos, irmãs e colaboradores da Diocese
O amor de Cristo, que recebemos no batismo e nos faz irmãos e filhos adotivos, esteja convosco!
Estamos a iniciar o segundo ano pastoral do triénio «Pelo Batismo somos Igreja viva e peregrina» (2023-2026) que tem como tema “Enriquecer a Igreja com o compromisso batismal”.
Para refletir sobre a missão de todo o batizado no Mundo e na Igreja, nomeadamente, no que se refere à organização da vida das nossas comunidades e seus serviços/ministérios, dando seguimento aos trabalhos de “Transformação Pastoral da Diocese”, venho convocar a Assembleia Diocesana de início do Ano Pastoral para o dia 28 de setembro, com duas partes distintas:
– de manhã e até ao almoço, no Seminário Diocesano, para os delegados das paróquias (o Pároco e mais 2 representantes) e responsáveis dos serviços e movimentos eclesiais
– de tarde, na Sé de Leiria, para toda a Diocese.
A primeira parte da Assembleia diocesana, na manhã do dia 28 de setembro, realiza-se no Seminário, com o programa seguinte:
09h00 – Acolhimento (entrada pelo lado da igreja/auditório)
09h30 – Oração e introdução aos trabalhos
10h00 – Comunicação: “Enriquecer a Igreja com o compromisso batismal” (P. Eduardo Caseiro)
10h30 – Oficinas temáticas – Pelo acolhimento, discernimento e implementação dos ministérios laicais e ordenado, somos Igreja sinodal e missionária
• Ministério do Acólito
• Ministério do Catequista
• Ministério do Leitor
• Ministério do Diaconado Permanente
• Ministério da Presidência dominical na ausência de Presbítero
• Ministério das Exéquias
11h30 – Intervalo
12h00 – Oficinas temáticas (mesmos grupos):
• Como promover o discernimento para cada um dos ministérios?
• Como promover a pastoral vocacional na Diocese?
13h00 – Almoço volante no Seminário
De cada paróquia, movimento e serviço diocesano são convidados o pároco/diretor e mais 2 representantes, que terão de fazer a sua inscrição, até dia 23 de setembro, para escolher a oficina temática de acordo com as suas preferências, por ordem decrescente, e se inscreverem para o almoço
É convidada também a Direção diocesana da CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos). Na designação dos participantes, não esquecer os jovens e quem faz parte do Conselho Pastoral.
Depois do almoço, a Assembleia Diocesana desloca-se para a Sé de Leiria e é aberta à participação de todos. Peço aos párocos que promovam, em tempo útil, a indicação dos dois representantes para a parte da manhã e anunciem o programa da tarde, convidando os membros das suas comunidades a participar no Plenário e na Eucaristia, na Igreja-mãe da Diocese, que este ano celebra 450 anos da sua dedicação.
15h00 – Plenário, aberto à participação de todos, na Sé
Serão apresentadas as sínteses dos trabalhos de grupo, realizados durante a manhã, no Seminário, intervaladas por breves momentos musicais:
• Os ministérios instituídos
• O Diaconado Permanente
• Ministérios a criar
• Discernimento e Pastoral Vocacional
• Intervenção do Bispo diocesano
16h30 – Missa na Sé (evocativa dos 450 anos da sua dedicação).
Esperando a vossa adesão, invoco a proteção dos nossos padroeiros, Santo Agostinho e Nossa Senhora de Fátima, e envio-vos os meus fraternos cumprimentos.
† José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima