Tal como estava anunciado, o Conselho Presbiteral reuniu em sessão ordinária, no Seminário de Leiria. Depois da recitação da Hora Intermédia e da meditação sobre a missão dos 72 discípulos, o Sr. D. José evocou a memória do padre João Trindade recentemente falecido; informou igualmente que a nossa Diocese está a acolher, durante um tempo sabático, o padre Rito Alberto, da diocese de Gurué, em Moçambique e ele irá colaborar pastoralmente neste período.
De acordo com a agenda de trabalhos, no contexto da implementação das Unidades Pastorais na Diocese, o Sr. Bispo fez o ponto da situação: já se reuniram com o Sr. D. José e o Sr. Vigário Geral 7 equipas de presbíteros para as Unidades Pastorais e as restantes irão reunir nos próximos dias; sublinhou a complexidade normal num processo deste tipo, que requer sempre ajustes; agradeceu a colaboração de todos; tem a noção de que a reestruturação não resolve tudo, mas sublinha que é o caminho da Igreja, o trabalhar mais em conjunto, que requer de todos e de cada um, redobrado empenhamento. O Sr. Bispo referiu também algumas reações de pessoas e comunidades, que se manifestaram por escrito e de viva-voz, exprimindo sentimentos de apreço e também de desgosto pela mudança dos seus párocos e espera, em breve, responder a todos através de um comunicado à Diocese.
Alguns conselheiros reforçaram o incómodo e a preocupação de alguns padres e comunidades, pela pressa que se está a orientar este processo.
Em seguida, e porque à luz da transformação pastoral da Diocese, é preciso rever os estatutos deste Conselho, depois de um longo debate, elegeu-se o padre Nuno Gil, que formará uma Comissão de Trabalho para apresentar uma proposta de revisão dos mesmos.
O padre Cristiano Saraiva, Ecónomo diocesano, referiu que, para além da formação para pessoas e grupos particularmente ligados à administração de bens, sobre o novo Regulamento da Administração dos Bens da Igreja (RABI), que teve lugar no Seminário Diocesano, a 7 de fevereiro, está já anunciada para dia 22 de fevereiro a formação para outro grupo no mesmo local. Haverá ainda uma outra em Picassinos, no dia 7 de março, às 21h.
Por último fez-se referência a algumas situações de doença e de fragilidade de alguns membros do presbitério Diocesano.
O Secretariado do Conselho Presbiteral