“Tudo recebemos com agrado, tudo damos com alegria” é o título do destaque da edição desta semana (21.11.2013) do jornal diocesano Presente Leiria-Fátima.
Num trabalho que ocupa toda a página 3, dá-se conta de que os últimos anos marcam a atividade da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima pelo “crescente número de pessoas que procuram ajuda para fazer face a necessidades básicas”. A instituição é muitas vezes “a luz ao fundo do túnel” que se ilumina “quando todas as outras respostas sociais já se fecharam”, refere o presidente, Júlio Martins.
O texto passa em revista o atual panorama social da Diocese e refere o trabalho feito pela Cáritas, também através das suas estruturas locais.
Aproveitando a recente realização do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, revela-se também que, a nível nacional, “olhando à realidade nacional e aos dados apresentados entre outubro de 2012 e outubro de 2013, foi identificado um aumento de 20 por cento de atendimentos a famílias”. Vive-se “o momento de não ficar indiferente”, disse Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, no encontro que aprovou a estratégia da Cáritas para o triénio 2014/2016. “Intensificar a formação das pessoas, reforçando a aposta no programa +Próximo”, e assegurar a sustentabilidade da Cáritas no que diz respeito “aos recursos de que necessita para responder às exigências de medidas de assistência”, são alguns dos pontos estratégicos para o próximo triénio.
Caranguejeira adere ao projeto “+Próximo”
Uma outra nota regere a realização, na paróquia da Caranguejeira, do módulo “Ação Social na Paróquia”, inserido no projeto “+Próximo”, da Cáritas Portuguesa. O projeto pretende sensibilizar e envolver as comunidades cristãs para uma melhor cooperação entre os diferentes organismos e movimentos de ação social e caritativa, dando seguimento à carta pastoral “Chamados à Caridade”, de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima.
“10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”
Na última página, a Cáritas é também notícia, pela festa “A solidariedade brilha no mercado Sant’Ana”, agendada para domingo, dia 24 de novembro, das 14h30 às 20h00, no mercado Sant’Ana, em Leiria.
Pelo 11.º ano consecutivo, a Cáritas Portuguesa promove a operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” que tem vindo a merecer o acolhimento dos portugueses. Esta festa, organizada pela Cáritas de Leiria, significa o arranque da iniciativa a nível diocesano.
Os bispos portugueses continuam a apoiar a campanha, “sobretudo nas presentes condições de carestia e pobreza de tantas pessoas e famílias, que a Cáritas deseja ajudar”, conforme refere o comunicado final da última reunião da Conferência Episcopal Portuguesa. A campanha “propõe um gesto simples mas muito simbólico: acender uma pequena vela na noite de Natal, como sinal de Paz”, referem os bispos ao aplaudir este “gesto de comunhão e fraternidade que promove a partilha, a justiça e a solidariedade”.
Cáritas solidária com população filipina
Nota, ainda nesta última página, para a campanha de recolha de donativos para ajudar as populações das Filipinas atingidas pelo tufão Haiyan. “A verba angariada será canalizada para apoiar o esforço internacional da Cáritas na resposta às situações mais urgentes”, refere-se, sublinhando “a preocupação da Cáritas das Filipinas para que haja uma boa aplicação dos donativos e o apelo para que todos os cristãos se unam em oração a esta população”.
Os interessados poderão fazer o seu donativo para o NIB: 0036 0324 99100012156 23 referente à conta com o nome “Cáritas Ajuda Filipinas”.