Baseando-se na carta do Papa Francisco às famílias, “A alegria do amor”, e na carta pastoral de D. António Marto para este ano, “A alegria de ser Igreja em missão”, a associação Nascentes de Luz adotou para este ano o lema “A alegria de sermos irmãos em missão”.
A decisão foi ratificada na assembleia geral desta associação dedicada ao apoio às famílias, sediada na Maceira, realizada no passado dia 19 de novembro. A própria assembleia foi já “uma experiência real e concreta de alegria em família”, contam as irmãs Margarida Monteiro e Eduarda Barbosa. Com a participação de vários associados e amigos, foram aprovados o plano e o orçamento para 2018 e eleitos os órgãos sociais até 2020. Na ocasião, foi apresentada uma bandeira da associação, oferecida por uma associada de Lisboa, e a animação incluiu canto do Hino da Caridade, musicado pelo associado Virgílio Faria, e a encenação musical da Balada da Caridade, que deu vida ao momento dos pobres, também concretizado pela presença de uma das famílias carenciadas que a instituição apoia com a venda dos seus produtos agrícolas.
Do programa de atividades, sublinhamos, já a 2 de dezembro, a iniciativa “Sabores Natalícios”, em que será confecionada uma ceia de Natal em família. Quanto a atividades mensais, realiza-se, nas primeiras segundas-feiras, às 21h00, a oração pelos doentes e outras intenções e, nas segundas segundas-feiras, também às 21h00, a oração interior com “lectio divina”. Semanalmente, às segundas-feiras, das 15h45 às 16h45 haverá ginástica sénior, às terças-feiras, das 14h30 às 16h00, uma tarde sénior, e às sextas-feiras, das 14h00 às 18h00, consultas de osteopatia e apoio emocional terapêutico. Com marcação individual, será ainda prestado apoio escolar a crianças de famílias com dificuldades.