A Lei de Talião

Olho por olho, dente por dente. Foi assim que conheci a Lei de Talião. Esta lei diz-nos que o mal feito paga-se com a mesma moeda; diz-nos ainda que quem com ferros mata, com ferros morre. Se mataste, iremos matar-te; se torturaste, irás ser torturado, se feriste, irás ser ferido. E assim considera o povo justiça feita! Eu questiono se será justiça ou se será vingança…

Não quero entrar num debate ético-jurídico, mas sim num debate espiritual. Paul Young no seu livro «A cabana» (recentemente adaptado para filme), fala-nos de um pai que fica destruído pelo crime de rapto e esturpo/violação ao qual a sua filha fora sujeita.

Pensamos rapidamente “não há perdão possível para tal ato!” Mas a personagem (Mack) percebe que o ódio que alimenta a sua sede de vingança só o está a destruir por dentro. E percebe, ainda a tempo, que o ódio que alimentou também estava a destruir aqueles que lhe eram próximos – a esposa, os filhos, os pais, os amigos.

O ódio “mata” sempre quem o cria e depois, quando transborda, transforma todo o propósito dessa vida numa busca incessante de vingança, ou seja, num caminho de degradação interior, de autodestruição. Não é possível alcançarmos a paz – ou procurarmos pagar na mesma moeda em nome de “finalmente poder ter paz” – porque, quando é consumado algum ato vingativo, em primeiro lugar, o sofrimento pelo qual passámos não nos é retirado e, em segundo lugar, no final do percurso já nem reconhecemos quem somos… e ninguém consegue sentir paz se já não souber quem é ou no que se tornou.

Mais uma vez, Paul Young, com o seu livro, quer dizer-nos: se queres fazer bem a ti próprio, livra-te do ódio, do desejo de vingança e de retribuir em igual medida o sofrimento que te foi causado (neste caso, por outros). Mas como?

Como ouvia alguém dizer esta semana, “sê humilde e deixa que, desta vez, sejam os outros a rezar por ti”. Coloca isso nas mãos de Deus… Despoja-te do que não te faz bem e que te destrói por dentro. Confia na justiça divina (que é diferente da do Homem!) e só assim alcançarás, um dia, a paz que procuras.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.