VIII Encontro de Coros Infantis no Santuário de Fátima

Realiza-se no dia 25 de Abril, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o VIII Encontro de Coros Infantis promovido pelo Santuário de Fátima. Desde 2009, o objetivo desta iniciativa é promover a prática musical religiosa qualitativa na infância.

Estes encontros reúnem todos os anos formações corais oriundas do País ou da Europa, procurando mostrar diferentes modelos de trabalho, que vão desde os coros associados à catequese paroquial até às grandes escolas de referência. Este ano, o programa volta a juntar coros mais pequenos com coros de dimensão nacional, voltando a funcionar o coro infantil do Santuário como anfitrião. O programa beneficiará de uma variedade musical em que cada coro terá a oportunidade de se apresentar individualmente e interpretar em conjunto duas obras, previamente trabalhadas.

Além da apresentação musical das crianças, está igualmente agendado para este dia um encontro de maestros e responsáveis dos coros, para uma troca de experiências e metodologias de trabalho no âmbito da formação musico-coral.

 

Quatro coros

A edição deste ano, sob a direção artística de Paulo Lameiro, conta com a participação da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, dos Pequenos Cantores do Conservatório Nacional, do Coro Infantil do Menino Jesus da Paróquia de Gulpilhares e do Coro Preparatório do Coro Infantil da Universidade de Lisboa.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima teve o seu início em outubro de 2003 e é constituída por 42 crianças entre os 6 e os 18 anos de idade, que formam o coro residente do Santuário de Fátima. Trata-se de um coro amador sem qualquer formação musical, que tem como principal objetivo a animação das celebrações do Santuário de Fátima, especialmente dedicadas a crianças. É seu fundador e maestro titular Paulo Lameiro e maestrina assistente Carolina Correia, sendo acompanhado pelo organista titular do Santuário de Fátima, João Santos.

Os Pequenos Cantores do Conservatório Nacional são um grupo de jovens entre os 10 e os 14 anos, estudantes de vários instrumentos da Escola de Música Conservatório Nacional. Este grupo foi criado em 2006 pelo professor Tiago Marques e é, desde o ano letivo de 2011/2012, dirigido musicalmente pela professora Teresa Cordeiro e orientado cenicamente pelo professor Bruno Cochat. Neste concerto apresentam-se sobre a orientação vocal e musical da professora Rute Dutra, com quem têm trabalhado desde dezembro de 2015.

O Coro Infantil do Menino Jesus da Paróquia de Gulpilhares iniciou a sua atividade na Páscoa de 1988 e tem como finalidade principal animar as Eucaristias dominicais na paróquia. Conta com cerca de 40 elementos com idades compreendidas entre os 5 e 18 anos de idade. Foi formado pelo seu atual diretor artístico, Fernando Tavares.

O Coro Preparatório do Coro Infantil da Universidade de Lisboa é um grupo atualmente composto por 49 crianças dos 8 aos 11 anos, que recebe formação para poder ingressar no Coro Infanto-juvenil da Universidade de Lisboa (CIUL), agrupamento de referência nacional e internacional.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.