Por iniciativa da vigararia de Ourém, realizou-se, no dia 19 de maio, um encontro de reflexão sobre a Mensagem de Fátima, no salão da paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
Contou com a participação de cerca de 150 cristãos provenientes das várias paróquias da vigararia, sendo orador Nuno Neves, do Secretariado Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima.
Situando as aparições do Anjo e de Nossa Senhora no contexto religioso, social e político da época, há cem anos atrás, o conferencista apresentou o perfil dos Pastorinhos, de acordo com a personalidade de cada um, salientou como reagiram à surpresa das revelações sobrenaturais de que foram beneficiados, pôs em evidência como as aparições os tocaram profundamente e como, apesar da sua idade, da incompreensão da família, da incredulidade e contestação inicial de todos, souberam acolher e viver as mensagens e apelos do Anjo e de Nossa Senhora. Deus, em cuja Luz se viram submergidos, Jesus, “o Jesus Escondido”, a Mãe de Jesus, “Aquela Senhora tão linda”, os outros, os pobres, os pecadores e a sua conversão a Deus, passaram a ser a prioridade das suas vidas, das suas orações dos seus sacrifícios.
Nesta sua espiritualidade, os pequenos videntes foram os primeiros a perceber e a viver o essencial da Mensagem: viver de Deus e para Deus, levar os outros a centrar a vida em Deus, pela conversão, oração e oferta da própria vida. Fizeram-no de modo heroico. Por isso foram canonizados, declarados santos, dignos de veneração e imitação.
No início e no fim do encontro, o grupo coral Cantabo CS, dirigido pelo padre Artur de Oliveira, entoou cânticos, através dos quais a mesma Mensagem de Fátima era proclamada e sentida. O encontro terminou com um momento de convívio entre os participantes.
Fonte: A Voz da Freixianda