Vigararia de Monte Real reflete sobre fragilidades da família

“Fragilidades da Família, prevenção e terapia” foi o tema que, na passada sexta feira, 27 de fevereiro, levou cerca de 150 pessoas da vigararia de Monte Real ao salão paroquial da Ortigosa.

Oraganizado pela Equipa Vicarial da Pastoral Familiar, o encontro teve início pelas 21h15, com o coro infanto-juvenil da Ortigosa, seguindo-se umas palavras de introdução ao tema pelo padre Alcides Neves, com algumas alusões à carta pastoral do Bispo D. António Marto.

Filomena Carvalho, doutorada na área dos direitos humanos dos grupos vulneráveis e mediadora de conflitos na associação interMediar, desenvolveu o tema, partindo do contexto em que estão inseridas as famílias, as diferentes tipologias dos atuais agregados familiares e as fragilidades e desafios que enfrentam, procurando alertar para a sua prevenção e formas de terapia com base na sua experiência.

Seguiu-se o testemunho de um jovem casal da paróquia do Souto da Carpalhosa, casados há 9 anos e com dois filhos. Tratou-se, sobretudo, de um testemunho de fé, onde partilharam duas situações bastante dolorosas no contexto familiar. O casal frisou que, durante esse período, tiveram como pilares a família, os amigos, o diálogo, a partilha, mas principalmente a fé: “confiámos-Lhe tudo”. Sublinharam que, como cristãos, foi a graça de ter Deus nas suas vidas que permitiu que não se sentissem sós, Ele guiou-os e orientou-os, mesmo nos momentos de maior escuridão. E mesmo estando na dor, tentavam fazer cada coisa bem, no trabalho, em casa, com os amigos, com quem se cruzavam. Só assim conseguiram ultrapassar aqueles momentos, que abalaram a harmonia do casal, mas que por fim fizeram crescer a relação entre eles. E concluíam: “Não duvidem, Deus ama-nos imensamente”.

No momento de convívio que encerrou a noite, os presentes demonstraram o seu contentamento. Um casal comentava: “ Valeu mesmo a pena ter vindo, ajuda-nos a dar mais valor ao que temos e a abrir os olhos para os que nos rodeiam; foi um momento de formação, de esperança, mas sobretudo um momento em família”.

A equipa vicarial agradece a presença de todos, e lança o desafio para que compareçam no próximo encontro, no dia 27 de março, na Bajouca, pelas 21h00, com a presença do Bispo diocesano, D. António Marto.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.