No passado dia 29 de Janeiro a vigararia de Leiria realizou o encontro vicarial com a presença do nosso bispo, D. António Marto. O encontro inseriu-se no programa diocesano e teve como tema central o tema do biénio pastoral “Maria, mãe de ternura e misericórdia”.
Música de temática mariana
“encheu o coração” dos ouvintes
O colégio das irmãs franciscanas hospitaleiras da Imaculada Conceição, na Cruz da Areia, foi o local escolhido para a realização do referido encontro. Mais de 300 pessoas responderam ao apelo e estiveram presentes.
Conduzido de forma serena e celebrativa o serão iniciou com uma palavra de apresentação e enquadramento, feita pelo vigário, P. Rui Ribeiro, e continuou com um momento de oração que, ao mesmo tempo que deu o tom a todo o programa, foi também um momento de louvor pelas maravilhas de Deus em favor de Maria e do seu povo.
Seguiu-se um filme com o testemunho de pessoas das várias paróquias sobre o modo como vivem e educam a para a devoção a Maria. Pequenos e simples testemunhos que ajudaram a perceber como a devoção a Maria está bem presente na vida cristã dos fiéis.
Esse também o pontapé de saída para a reflexão do Bispo diocesano que desenvolveu o tema principal. Numa eloquente intervenção, D. António Marto, passou em revista as várias formas como habitualmente é expressa a fé e a devoção a Maria. Já na parte final da sua intervenção relembrou alguns pontos para que as gerações mais novas sejam educadas nesta mesma devoção, pedindo de forma insistente para que se ultrapasse o mero sentimentalismo e até fanatismo com que por vezes se expressa esta devoção.
Para assimilar os aspetos pertinentes desta intervenção, seguiu-se um momento musical com interpretação de temas marianos (Bach, Schubert e Gounod), interpretados por Manuela Moniz acompanhada ao piano por João Santos. Um momento singular que “encheu o coração e aqueceu até fazer estremecer o peito dos ouvintes”.
Para terminar o serão, houve ainda um pequeno convívio num espaço que se tornou pequeno para acolher os muitos convivas que se quiseram associar.
Desta forma, a vigararia de Leiria ficou mais sensibilizada e motivada para a vivência do tema pastoral da Diocese e sentiu renovado empenho para o acolhimento que se prepara para fazer à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, nos dias 1, 2 e 3 de Maio próximo.
A vigararia manifesta publicamente o seu reconhecimento e agradecimento às irmãs que de forma muito cordial aceitaram e acolheram a realização deste encontro, numa mostra da verdadeira unidade que anima a vida cristã.