Vigararia das Colmeias refletiu sobre a família

Cerca de 150 pessoas da vigararia de Colmeias, sobretudo casais e jovens adultos, participaram no passado dia 6 de Dezembro, no salão paroquial de Vermoil, no encontro vicarial com o Bispo diocesano, D. António Marto.

Este foi o primeiro de nove encontros que, até Maio do próximo ano, vão ter lugar em cada uma das vigararias da Diocese, tendo como objectivo “sensibilizar as comunidades, especialmente os casais, para o anúncio e testemunho do sentido cristão da afectividade, do amor e da família, apresentar o matrimónio como dom e vocação, e incentivar a preparação para o sacramento e a espiritualidade conjugal e familiar”. O esquema do encontro foi preparado pelo Departamento Diocesano de Pastoral Familiar (DPF) e localmente trabalhado pela Equipa Vicarial de Pastoral Familiar, composta por casais das várias paróquias.

Segundo nos relatou o padre Orlandino Bom, vigário das Colmeias, o encontrou iniciou com um momento de oração, com a leitura de um trecho da Carta de S. Paulo aos Colossenses (Cl 3, 12-17) e uma meditação feita por D. António. O Bispo começou por partilhar a sua alegria por estar com os seus diocesanos, confessando que “como Pastor, faz-me bem estar com as comunidades”. Partindo do título da Carta Pastoral que escreveu para este ano – “A Beleza e a Alegria de Viver em Família” –, falou da beleza do amor como doação entre o homem e a mulher. “Este amor vivido em matrimónio é fonte de vida, também vida biológica, mas muito mais, pois os pais são dadores de vida em todo o processo de crescimento dos filhos”, frisou, lembrando que “a família é um lugar de afectos e uma comunidade para o bem de todos, onde todos se sacrificam uns pelos outros e se defendem, onde amamos e somos amados incondicionalmente, espaço onde se aprende a arte de dialogar e de comunicar”.

Citando o Papa Francisco, D. António apresentou a família como “motor do mundo e da vida” e adiantou que “o que faz andar este motor é a espiritualidade e a qualidade de presença uns aos outros”. Nesse sentido, afirmou que “a família é chamada a construir-se no dia-a-dia, com dificuldades e conquistas, com as qualidades e defeitos de cada um” e voltou a citar o Papa Francisco para indicar três palavras que considera serem fundamentais na relação familiar: “Com licença, obrigado e desculpa”.

Um segundo momento foi a apresentação da missão da Pastoral Familiar na Diocese, pelo padre José Augusto e pelo casal Ângela e Luís Miguel Narciso, da equipa do DPF. A partir de um filme em que um casal italiano fala das suas conquistas e frustrações na construção de uma família nos tempos que correm, o casal Ângela e Luís Miguel “falaram da estrutura da pastoral familiar nos diversos âmbitos, desde o diocesano ao paroquial, e deixaram o desafio a que se constitua em cada paróquia uma equipa de alguns casais atentos à realidade da família”, conta o padre Orlandino. Também o padre José Augusto, diretor do DPF, referiu que se verifica a diminuição dos casais que celebram o sacramento do Matrimónio e deixou o repto a uma preparação mais cuidada dos que se preparam para o celebrar: “se são poucos, que se faça melhor e que se cuidem mais”.

É também pedido a cada vigararia que convide um casal para testemunhar a sua vivência cristã em família. Nas Colmeias, essa missão foi entregue a Fátima e Leonel Rodrigues, da Cartaria, paróquia de Albergaria dos Doze, que partilhou a sua experiência de vida familiar e comunitária, sublinhando como têm vivido o facto de serem casal sacramentado, como suporte à relação mútua entre ambos.

“O encontro terminou com um convívio entre todos os presentes, preparado por algumas pessoas das comunidades de Vermoil e Meirinhas, em que se cantaram os parabéns a todos os casais que procuram alimentar a sua relação”, refere o vigário das Colmeias, informando ainda que “a condução do encontro esteve a cargo do casal Filomena e Jorge, da Memória, e teve animação musical pelo coro da paróquia das Meirinhas.

O próximo encontro será no dia 10 de janeiro, para a vigararia de Fátima.

24 horas para o Senhor
28 de Março
Jubileu das Grávidas
30 de Março
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress