Vicentinos das Colmeias têm nova Loja Social

Inspirados no exemplo de Frederico Ozanam, fundador das Conferências de São Vicente de Paulo (CSVP), os vicentinos das Colmeias inauguraram no último dia de outubro a sua nova loja social, ocupando a antiga escola primária do lugar da Raposeira.

A paróquia esteve em festa e largas dezenas de pessoas participaram nas cerimónias de abertura do novo espaço, cuja recuperação contou com o apoio do Município de Leiria e da União de Freguesias das Colmeias e da Memória.

A bênção das instalações foi feita pelo pároco, padre João Feliciano, que recordou a importância deste movimento existente há 24 anos na paróquia, “com respostas adequadas para minimizar os efeitos das diversas dificuldades a que o ser humano está sujeito na sua vida”.

Também Amélia Gomes, presidente da CSVP local, destacou o contributo que esta organização tem prestado junto dos que mais necessitam e homenageou Olívia Pinto, do Barracão, fundadora desta estrutura nas Colmeias, e Felizardo, dinamizador da mesma na Memória.

Um lanche de convívio encerrou esta tarde festiva.

 

Balanço da loja social

A Loja Social das Colmeias existe desde março de 2009, contando com um protocolo realizado com a Junta de Freguesia local. Mas era preciso um espaço que permitisse a sua abertura ao público, “para maior proximidade com as famílias carenciadas”, refere Amélia Gomes. A cedência do espaço da antiga escola da Raposeira foi decisiva para esse objectivo.

O balanço dos últimos seis anos é “bastante positivo, até porque as famílias puderam apresentar os seus problemas de forma mais direta e próxima, com mais discrição e simplicidade”, afirma a presidente da CSVP colmeense, esclarecendo que “alguns casos mais complexos foram encaminhados para a Segurança Social de Leiria”. O desemprego, a doença grave ou crónica e os casos de idosos com uma reforma muito baixa foram realidades que fizeram aumentar o número de pedidos de ajuda pelos paroquianos. A Conferência tentou dar sempre uma resposta, apesar do reduzido espaço que usavam na Eira Velha.

Neste novo local, é possível responder melhor a esse serviço, podendo aceitar roupas, calçado, mobílias, alimentos, electrodomésticos, bem como fazer recolha de papel para troca por leite com o Banco Alimentar.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.