No dia 11 de fevereiro de 2023, Dia Mundial do Doente, pelas 14h30, realizou-se na paróquia de Santa Eufémia, a Celebração da Unção dos Enfermos. Esta celebração, integrada no programa de catequese Say Yes para adolescentes, tem o objetivo de dar a conhecer a importância dos sacramentos, nomeadamente o sacramento da Santa Unção.
Após uma breve introdução, efetuada pelos catequistas e catequizandos dos 8º, 9º e 10º anos, sobre os vários sacramentos e sobre o sacramento da Santa Unção em particular, seguiu-se um diálogo e explicação mais aprofundada, feita pelo pároco, padre Nuno Gil, sobre o sacramento da Unção dos Enfermos. O padre Nuno explicou que o Dia Mundial do Doente se celebra no dia 11 de fevereiro por ser o dia de Nossa Senhora de Lurdes. Disse, também, que são dois os sacramentos de cura: Confissão e Santa Unção; que há três sacramentos que só se podem receber uma vez: Batismo, Confirmação e Ordem e que são quatro os sacramentos com unção: Batismo, Confirmação, Ordem e Santa Unção.
Seguiu-se a administração do sacramento da Santa Unção aos 33 idosos e doentes que estiveram presentes, recebido através das mãos do padre Nuno.
No fim da celebração, a cada idoso e doente foi entregue um postal sobre o Dia Mundial do Doente, oferecido pela Conferência São Vicente Paulo.
Posteriormente, no Centro Pastoral, os adolescentes, catequistas e outros voluntários prepararam e partilharam um lanche/convívio para todos.
Esta celebração e convívio permitiram que muitos idosos e doentes, há alguns anos retidos em suas casas, particularmente devido à pandemia, pudessem reencontrar-se e conviver.
Foi notória a grande alegria de todos, pelo reencontro e receção do Sacramento.
Os Catequistas
⚠ O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.