Um ano Eucarístico e Sinodal

O ano pastoral que agora começa será assim um ano eucarístico e sinodal. No primeiro domingo de outubro (dia 3), celebramos como é habitual o Dia da Igreja Diocesana.

Um ano Eucarístico e Sinodal

Mensagem para o dia anual da Diocese de Leiria-Fátima, 3 de outubro de 2021

Caríssimos Diocesanos,

A todos vós, fiéis leigos, pessoas consagradas e presbíteros: Graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, de Jesus Cristo e do Espírito Santo!

Como é do vosso conhecimento, na nossa Diocese de Leiria-Fátima estamos a viver um triénio pastoral dedicado à “Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos”. Acolhendo o convite do Senhor Ressuscitado para a sua ceia, onde se dá a nós como “o Pão da vida”, empenhamo-nos por “redescobrir a Eucaristia como encontro com Cristo e fonte de vida cristã, desenvolver o sentido comunitário e impulsionar o testemunho e missão na sociedade.

1. Ao encontro de Cristo, “Pão da vida” na Eucaristia

No primeiro domingo de outubro (dia 3), celebramos como é habitual o Dia da Igreja Diocesana. Fazemo-lo no início do segundo ano do referido triénio, centrando-nos na “preparação espiritual e prática da Eucaristia como encontro com Cristo vivo”. Por isso, entre os subsídios e atividades propostas, permito-me recomendar, de modo particular, a prática da leitura orante (lectio divina) da Palavra de Deus para cada domingo e a audição do respetivo podcast, publicados semanalmente, e a utilização das catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia, enriquecidas com textos da Palavra de Deus, orações e elementos pedagógicos, pelo diretor do Serviço Diocesano da Catequese, P. José Henrique Pedrosa. São subsídios importantes que nos ajudam a dar a primazia à Palavra de Deus na vida da Igreja, da família e de cada um de nós e a pôr Jesus Cristo no centro da nossa vida de fé.

2. O Caminho Sinodal em Igreja

Sob o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Papa Francisco convocou o Sínodo dos Bispos, com a sua assembleia em 2023. Ele deseja, no entanto, que toda a Igreja seja desde já envolvida no caminho sinodal, pois, segundo as suas palavras, «o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio». Na sua essência, o processo sinodal, significa o caminhar juntos e em conjunto como povo de Deus em comunhão. Isto implica que todos os fiéis somos corresponsáveis na vida e missão da Igreja através das diversas modalidades de participação. Deve ser, pois, “um evento espiritual de discernimento” através da participação, da escuta uns dos outros, do diálogo, da análise, da avaliação das opções, para assim discernir o que o Espírito Santo sugere à Igreja em ordem à sua missão neste tempo e neste mundo. «Cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo», como diz o Papa.

O processo começa já este ano e a sua abertura, pelo Santo Padre, terá lugar em Roma, no próximo dia 10 de outubro. A nossa Diocese participará também neste caminho sinodal, que, entre nós, terá início com um encontro e celebração, no dia 17 de outubro, na Sé. Está nomeado um responsável, o P. José Augusto Rodrigues, que já constituiu uma equipa de colaboradores, para dinamizar e coordenar a participação diocesana.

3. Celebração do Dia da Diocese a nível paroquial

Por este motivo, não haverá a habitual celebração comum presidida por mim, no dia da Igreja diocesana. Será feita a nível paroquial. Confio aos pastores, especialmente aos párocos, o zelo pastoral para aproveitar as indicações do Departamento diocesano de Liturgia. Esta deverá ser uma oportunidade para tomar consciência mais profunda da nossa pertença à Igreja e dar graças a Deus por esta família. Dela somos membros e nela participamos na missão comum de testemunhar e anunciar o Evangelho do amor de Deus por todos. Neste dia, recolhe-se também o contributo financeiro dos fiéis para o sustentamento da Diocese.

O ano pastoral que agora começa será assim um ano eucarístico e sinodal. Connosco estão os nossos padroeiros, Nossa Senhora de Fátima e S. Agostinho, e os santos Pastorinhos. Sob a sua proteção, caminharemos e cresceremos firmes na fé, na esperança e no amor.

Leiria, 7 de setembro de 2021. 

† Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Mensagem
http://l-f.pt/Jwm5

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.