Ultreia Diocesana do MCC centrada na Misericórdia

Cerca de uma centena de cursistas reuniram-se, no passado dia 14 de fevereiro, nos Moinhos de Carvide, para a Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) de Leiria-Fátima.

Foi uma tarde de celebração e de agradável convívio de alegria, amizade e partilha. Centralizada no tema da Misericórdia, proposto pelo Santo Padre para este ano pastoral, os cursistas presentes foram sensibilizados para a importância de verem na cruz a plena e infinita misericórdia de Deus e darem testemunho da sua fé nos ambientes. Principalmente, junto dos irmãos que não conhecem este Deus misericordioso que, não nos tirando a cruz e o sofrimento, está sempre ao nosso lado para nos apoiar no sofrimento e nos ajudar a carregar a cruz. É este Senhor de Misericórdia que nos ama.

Também o diretor espiritual do Movimento, padre Alcides Neves, que presidiu à celebração, alertou para as tentações da vida sempre em evolução permanente e para o essencial: “dá-nos um coração grande para amar”. E citou o Papa Francisco na sua mensagem para esta Quaresma, com o título “Prefiro a Misericórdia ao Sacrifício”: “A misericórdia de Deus transforma o coração do homem e faz-lhe experimentar um amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia… As obras de misericórdia recordam-nos que a nossa fé se traduz em atos concretos e quotidianos, destinados a ajudar o nosso próximo”.

Esta temática da Misericórdia tem sido também abordada nas sessões de escola que quinzenalmente decorrem no Seminário Diocesano, e que tem uma participação média de 40 cursistas.

Se passar pela experiência de um cursilho foi uma grande descoberta, há que difundir essa descoberta aos que nos rodeiam, mostrando-lhes esse rosto misericordioso de Deus, nos vários Lázaros com que nos cruzamos todos os dias e que mais não são do que a figura de Cristo que, nos pobres, mendiga a nossa conversão. Lázaro é a possibilidade de conversão que Deus nos oferece e que teimamos em não querer ver.

Que todos os que viveram a experiência de um cursilho vivam este Ano da Misericórdia com um coração grande para amar e com redobrada atenção para aqueles que, tal como Cristo, contam connosco.

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.