Trabalho em equipa ajuda a “criar verdadeiras comunidades”, disse D. António aos padres da vigararia da Batalha

Os párocos da vigararia da Batalha foram os últimos a receber a visita do Bispo diocesano, na ronda de nove reuniões vicariais em que D. António Marto participou, neste ano do Centenário da Restauração da Diocese.

A reunião teve lugar no Reguengo do Fetal, no passado dia 18 de abril, começando pela oração em comum, a leitura e aprovação da ata e a reflexão sobre a visão da Igreja como Povo de Deus no Concílio Vaticano II. Depois, D. António Marto começou por manifestar a sua satisfação pelo encontro e sublinhou que as vigararias, como as temos na Diocese, são “verdadeiras unidades pastorais”. Por isso, considera importante e necessário o trabalho pastoral com espírito de equipa, quer entre os sacerdotes quer de cada um deles com os colaboradores nas respetivas paróquias, nos diferentes órgãos de serviço, conselhos e movimentos. Trabalhar em equipa, disse, “exige preparação, agenda, disciplina, reflexão e valorização do contributo de cada pessoa”. Assim, ajuda a “criar verdadeiras comunidades”.

No diálogo, foi abordada a questão da salvação de todos e a sua implicação com a liberdade e responsabilidade de cada um e salientada a necessidade e importância da espiritualidade. Reconheceu-se também o atual desafio em prestar atenção à formação das pessoas para colaborarem na vida das comunidades paroquiais e a constituição de equipas, o que só é possível se os sacerdotes souberem envolver-se e tirar as consequências da visão da Igreja como Povo de Deus.

Os trabalhos da agenda incluíram ainda referências ao congresso histórico e à Festa da Fé, os próximos eventos comemorativos do Centenário da Restauração da Diocese, e a algumas atividades vicariais, como a preparação dos noivos para o matrimónio, a organização de uma peregrinação de jovens a Taizé, as reuniões de catequistas, e a interajuda para a celebração do sacramento da Penitência.

A reunião terminou com o almoço de confraternização, no Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress