Tomada de posse do Provedor da Misericórdia de Leiria

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, anunciou hoje a homologação do ato eleitoral da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, ocorrido a 12 de dezembro de 2015, e respectivos resultados. A tomada de posse no novo provedor, Carlos Poço, será no dia 5 de janeiro de 2016, às 12h00.

O documento hoje publicado dá a conhecer o processo que decorreu do referido ato eleitoral, nomeadamente, o “pedido de homologação dos órgãos sociais da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, eleitos em assembleia realizada no dia 12 de dezembro de 2015 para o quadriénio de 2016 a 2019”, enviado a 21.12.2015 pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Carlos de Carvalho, bem como um pedido “nomeação de uma comissão administrativa para organizar e concluir o processo eleitoral e pôr em funcionamento regular os órgãos sociais da Misericórdia”, apresentado no dia seguinte pelo atual provedor e candidato a um novo mandato, Fernando Lopes dos Santos.

O Bispo diocesano refere que “a ata da assembleia geral eletiva não regista qualquer irregularidade”, que “no uso das suas competências, o Presidente da Mesa convocou a Assembleia eleitoral, nos termos e no tempo estabelecidos pelo Compromisso” e “tomou medidas administrativas legítimas para assegurar um processo eleitoral democrático”, e que “as regras publicadas e publicitadas pelo Presidente da Mesa não foram contestadas na Assembleia” nem “violam, de modo geral e substancial, o Compromisso da Irmandade”.

O documento de homologação acrescenta ainda que, segundo a ata da Assembleia por todos assinada, “o ato eleitoral decorreu de modo normal, (…) e pode assim ser considerado justo e claro o seu resultado”. Em consequência, D. António Marto anuncia reconhecer a validade do processo e do ato eleitoral, considera “improcedentes o requerimento para a nomeação de uma comissão administrativa bem como os recursos das decisões tomadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral relativos à alegação de ilegitimidades e irregularidades no processo e no ato eleitoral” e homologa os corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Leiria “constituídos pela lista mais votada no ato eleitoral de 12 de dezembro de 2015 e que tinha como candidato a Provedor o Eng. Carlos Alberto Garcia Poço”.

O decreto de homologação termina com um pedido do Bispo para que “todos os irmãos da Santa Casa da Misericórdia, tanto os que foram eleitos como os que o não foram, cooperem abnegadamente com verdadeiro espírito fraterno para que a Irmandade exerça fiel e frutuosamente a prática das obras de misericórdia para que existe”.

Esta tomada de posse ocorrerá no dia 5 de janeiro de 2016, às 12h00, na sede da Misericórdia de Leiria, estando o Bispo diocesano representado pelo vigário geral, padre Jorge Guarda.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.