Simpósio em Fátima: Santidade cristã é geradora da humanização pessoal e relacional

Teve lugar no Santuário de Fátima, nos dias 19 a 21 de junho, um simpósio teológico-pastoral sobre o tema da santidade como dom de Deus, resposta humana e fator de transformação do mundo.

Na sessão de abertura, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, definiu a santidade como “viver a vida quotidiana a partir de Deus”. Nesse sentido, não se trata “de uma realidade elitista, excepcional e reservada só a poucos”, mas sim “um caminho largo, aberto a todos”. Cada cristão recebe de Deus essa vocação no batismo e vive-a “no mundo, com o mundo e através das realidades do mundo”, com um estilo de vida coerente com a própria vocação cristã.

Para o bispo de Leiria-Fátima, o tema da santidade “não aparece de modo explícito” na mensagem de Fátima, mas “está presente como em filigrana”: na experiência de Deus que “cativa os pastorinhos e os torna enamorados, afetivamente fascinados pela beleza de Deus”. A partir daí “vivem a partir de Deus e do seu amor na simplicidade e na alegria”, correspondendo admiravelmente ao “apelo forte e fortemente repetido à conversão, à penitência e à oração”, especialmente “pela conversão dos pecadores”. A mensagem de Fátima “é um dom universal destinado a todos os homens e mulheres que se deixam contagiar pela santidade de Cristo através de Maria e dos pastorinhos”. D. António Marto concluiu, afirmando que a santidade cristã “é geradora da humanização pessoal e relacional, geradora de nova cultura quotidiana e de história no serviço da caridade, da justiça e da paz. Eleva o nível espiritual, moral e cultural da sociedade”. Por isso, disse ainda, “a santidade inclui a mística de olhos abertos para ver os sinais de Deus e a profecia para indicar caminhos de futuro para a renovação do mundo.”

No desenvolvimento do tema geral, diversos estudiosos abordaram variadas perspetivas sobre a santidade “na mensagem e na experiência de Fátima”, na Bíblia, a partir do “encontro com Jesus Cristo” e nos seus diferentes paradigmas históricos. As dimensões eclesial, mariana e da vida quotidiana, a força profética, o testemunho da vida consagrada e o horizonte da virtude, foram outros aspetos abordados ao longo dos três dias de estudo, reflexão e partilha. Também a oração e a arte foram componentes do rico menu apresentado aos participantes.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.