A paróquia de Alpedriz acolheu o Serviço Diocesano de Animação Missionária que celebrou na vigararia da Marinha Grande o encerramento ano extraordinário missionário sob o tema “Batizados e Enviados – A Igreja de Cristo em Missão no Mundo”. Conforme previsto, cada paróquia da vigararia dedicou ao tema uma semana do mês de outubro.
Assim, na primeira semana, o padre Joaquim, missionário do Verbo Divino e as irmãs Josefina e Hermínia da congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Vitória (Vitorianas), vieram à paróquia de Alpedriz realizar algumas actividades para despertar os cristãos para a identidade missionária da Igreja, de todos e cada um de nós que somos batizados. Com um programa simples, procurou-se beneficiar todos da paróquia. No dia 4, sexta-feira, nos Montes, Centro de Dia, houve conversa sobre as Missões, animação, convívio e lanche. Também nesse dia, em Ribeira do Pereiro, fez-se a celebração da Eucaristia seguido de jantar em comunidade. No dia 5, foi a vez de Picamilho usufruir dessas atividades, sendo que a celebração da Eucaristia e encontro com a catequese e jantar em comunidade, fez-se nos Montes. Nesse mesmo dia, em Pataias realizou-se o encontro vicarial para pais/casais e outros. No dia 6, em Alpedriz, celebrou-se a Eucaristia e fez-se o encontro com “a catequese” e o almoço com os catequistas.
Apesar de algumas actividades terem sido participadas apenas por um número reduzido de pessoas, a presença e o testemunho, os ensinamentos e os desafios que estes missionários nos trouxeram, recordaram e deixaram foi considerada positiva.