Santuário oferece férias a pais de crianças portadoras de deficiência

A exemplo dos últimos 11 anos, o Santuário de Fátima vai voltar a oferecer, entre julho e agosto, uma semana de férias aos pais que têm filhos portadores de deficiência. As inscrições para a 12.ª edição desta iniciativa já estão abertas, com a novidade de estar disponível mais um turno do que no ano passado.

Através deste programa, as crianças e jovens portadores de deficiência ficam, durante uma semana, ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores. A iniciativa prevê, no entanto, a possibilidade de os pais optarem por acompanhar os filhos em Fátima.

A semana de férias decorre no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada na Estrada de Minde, a 2,5 km da Rotunda Sul, com o Santuário a assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

Este ano, a oferta é mais alargada, com a criação de um quinto turno, indo “ao encontro da elevada procura”, refere o padre José Nuno Silva, responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima (DPMF), que coordena o programa em articulação com o Movimento da Mensagem de Fátima e a colaboração da Congregação Silenciosos Operários da Cruz.

Em cada um dos turnos estão incluídas diversas atividades, entre as quais: uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

A acompanhar as crianças e jovens estarão voluntários – em número adequado ao grau de deficiência –, para os quais também estão a decorrer inscrições. Com o sentido de divulgar o recrutamento de voluntários, o Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima tem vindo a estabelecer contactos com o Instituto Politécnico de Leiria e alguns movimentos eclesiais, nomeadamente o Corpo Nacional de Escutas (CNE), revela o padre José Nuno Silva.

No ano passado, o programa acolheu cerca de 70 crianças e jovens deficientes. A exemplo de anos anteriores, as inscrições recebidas irão merecer uma análise criteriosa no sentido de priorizar as situações mais urgentes. Entre os critérios considerados, está o facto de a criança ou jovem portador de deficiência não estar institucionalizada, vivendo no seio da família, porque “é aos seus familiares e cuidadores que é importante dar descanso”, esclarece o diretor do DPMF. Na admissão, terão também prioridade aqueles que nunca usufruíram deste programa que vai ao encontro da Mensagem de Fátima.

“De há 11 anos a esta parte, o Santuário tem sido percursor na preocupação com esta fragilidade, que expressa uma espécie de infância perpétua… O que faz todo o sentido, num Santuário onde a infância assume uma importância central”, salienta o responsável da Pastoral da Mensagem de Fátima.

O período de inscrições para utentes e voluntários termina a 20 de junho. As inscrições podem ser feitas em mmf@fatima.pt ou através do telefone 249 539679. 

Fonte: Santuário de Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.