Santuário de Fátima oferece férias a pais de crianças deficientes

O Santuário de Fátima vai oferecer uma semana de férias aos pais que têm filhos portadores de deficiência, pelo 11.º ano consecutivo.

Os quatro turnos, entre julho e agosto, vão ter por base o gosto que São Francisco Marto revelou por “Jesus escondido” e que está bem presente nas memórias da Irmã Lúcia: “Do que gostei mais foi de ver a Nosso Senhor, naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito.”

O objetivo desta iniciativa inclusiva, promovida pelo Santuário com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação dos Silenciosos Operários da Cruz, é garantir o descanso aos cuidadores de crianças e jovens portadores de deficiência, proporcionando, por um lado, o descanso a esses pais que durante uma semana ficam aliviados da tarefa de cuidar dos filhos e, por outro, dando-lhes a oportunidade de terem um momento de enriquecimento moral e espiritual.

A primeira semana será de 27 de julho a 2 de Agosto, dirigida a jovens entre os 17 e os 20 anos. Os três turnos seguintes destinam-se a jovens com mais de 20 anos, de 5 a 11, de 16 a 22 e de 25 a 31 de agosto. No total serão abrangidas cerca de 70 crianças.

O padre Johnny Freire, dos Silenciosos Operários da Cruz e um dos responsáveis pela iniciativa, afirma que “as expectativas para este ano é que possa participar o maior número de pessoas possível, principalmente aqueles que participam pela primeira vez, de forma a que todos possamos festejar e celebrar o Centenário das Aparições.” Aos que querem vir participar nestas férias, o sacerdote dá as boas-vindas e sublinha que esta é uma oportunidade para “juntos podermos, cada um de nós, dar o que é e poder receber do outro o que o outro é.”

 

Muitos voluntários envolvidos

Os pais podem optar por ficar com os filhos em Fátima e acompanhá-los, ou deixarem-nos ao cuidado dos voluntários. Em média, há dois voluntários por cada criança e esta é uma vertente muito significativa desta iniciativa: o número de candidatos não tem parado de aumentar.

O Santuário assume as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes. As férias realizam-se na Casa Francisco e Jacinta Marto, da referida congregação, na Estrada de Minde, a 2,5 km da Rotunda Sul (dos Pastorinhos), mas o programa inclui visitas guiadas a lugares como o Santuário, os Valinhos e Aljustrel.

Para além destas férias de verão, com a ajuda do Movimento da Mensagem de Fátima, o Santuário criou este ano mais duas oportunidades para as crianças portadoras de deficiência: uma na Semana Santa, com a realização de um retiro, e outra no Natal.

Fonte: Santuário de Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.