Santuário de Fátima apresenta tema do ano pastoral

O Santuário de Fátima apresentou o tema que guiará as suas atividades no decorrer do ano pastoral 2013/2014. Inspirado nas orações ensinadas aos videntes na aparição de  julho de 1917, “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo” é “a expressão sintética de toda a mensagem de Fátima”, diz o Bispo Diocesano, e “um desafio a viver esse amor a Deus e aos irmãos, à imagem dos Pastorinhos”, refere o reitor.

“Envolvidos no amor de Deus pelo mundo” é o tema do Santuário de Fátima para o próximo ano pastoral. O ano de 2013/14 insere-se num ciclo de preparação e celebração do Centenário das Aparições, inteiramente dedicado à aparição de julho de 1917.

A presentação do tema decorreu no passado dia 30 de novembro, no Centro pastoral Paulo VI. Para D. António Marto “é um tema muito lindo, porque é a expressão sintética de toda a Mensagem de Fátima”. O mundo em crise precisa que os cristãos sejam “testemunhas deste amor”, e a Igreja, “como refere o Papa Francisco, tem de ser capaz de se aproximar de todos e cuidar da humanidade ferida com a ternura de uma mãe, como Nossa Senhora”, acrescentou o Bispo de Leiria-Fátima.

O Pastor lembrou ainda que o tema abrange áreas sociais, que implicam um testemunho que “se traduza numa transformação do mundo que neste momento sofre”, nomeadamente, pela “tirania do sistema capitalista financeiro especulativo em que milhões de pessoas vivem uma vida precária”.

 

“Ó Jesus, é por Vosso amor”

Na apresentação do tema do ano, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, explica que a “inspiração veio da própria oração que Nossa Senhora ensinou aos Pastorinhos em julho: «Ó Jesus, é por Vosso amor…»”. Referindo-se a esta aparição “particularmente rica de conteúdos”, o reitor revela que “a dificuldade maior foi identificar um aspeto unificador”, tendo-se optado pelo “amor de Deus pelo mundo como dimensão que melhor permite abordar os diversos conteúdos da Mensagem de Fátima”.

O padre Cabecinhas explicou ainda que “a aparição de julho é marcada por outra oração ensinada aos Pastorinhos: «Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem»”. Aqui, mais uma vez, “o que justifica a oração pelos pecadores é o amor de Deus por cada um deles e o amor que cada crente é convidado a ter por eles”.

“O tema do novo ano pastoral é um convite a tomarmos consciência desse grande amor de Deus por nós; mas é também desafio a viver concretamente esse amor a Deus e aos irmãos, à imagem dos Pastorinhos”, concluiu o reitor.

 

Ciclo de conferências

Na mesma ocasião, foi apresentado o ciclo de cinco conferências que tem marcado cada um dos anos de preparação para o Centenário, de dezembro a abril, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Com coordenação de Ana Jorge, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, visa “enriquecer a reflexão, segundo as mais diversas perspetivas, acerca do tema do ano”.

A primeira conferência será já no dia 8 de dezembro, às 16h00, por Marta Heleno, da Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, com o tema “Maria, nossa Mãe”. Termina ás 16h50, com um apontamento musical por João Santos, organista do Santuário.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.