Santuário de Fátima apresenta “Do Movimento Brota a Música 2” no próximo dia 12 de janeiro

Momento musical é o resultado de uma formação conjunta da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa

Momento musical é o resultado de uma formação conjunta da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e o Coro Infantil da Universidade de Lisboa (CIUL) apresenta no próximo dia 12 de janeiro, domingo, pelas 17h00, no Salão do Bom Pastor (Centro Pastoral de Paulo VI), o concerto “Do Movimento Brota a Música 2”.

Este momento musical é o culminar de uma formação conjunta homónima, que irá decorrer nesse fim-de-semana, onde os dois coros irão partilhar experiência e trabalhar pormenores ligados ao movimento associado ao fraseado musical e à expressão corporal.

No ano passado os coros tiveram a sua primeira workshop conjunta. Os momentos de partilha e a experiência foram de tal forma marcantes para todos que, desde logo, ficou prometida a repetição do evento.

Esta formação, administrada por Érica Mandillo, terá início no sábado, dia 11, com uma primeira sessão de trabalho seguida de jantar convívio. Os coralistas do Coro Infantil da Universidade de Lisboa serão acolhidos na casa dos pais e amigos da Schola Cantorum.

No dia seguinte, continuará a formação, onde irão ser trabalhadas peças do repertório de um e outro coro, e outras que irão ser interpretadas de forma conjunta. No concerto, pretende-se mostrar o resultado desse trabalho e envolver o público.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima é o coro infantil e juvenil do Santuário de Fátima. Criado em outubro de 2003, tem na sua formação atual 20 crianças e jovens, entre os 7 e os 18 anos de idade. Apesar de ter sido inicialmente constituída para animar a Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, atualmente a Schola Cantorum participa também no coro litúrgico das celebrações do Santuário de Fátima.

O CIUL fez a sua primeira apresentação pública em junho de 2005 e engloba cento e quarenta crianças e jovens, entre os 6 e os 18 anos. Desde então, durante os mais de 100 concertos que realizou, tem vindo a desenvolver uma nova linguagem em que ao canto se associam a expressão corporal e teatral, linguagem essa que começa a fazer escola e a ter repercussões visíveis na forma de trabalhar de outros grupos congéneres. O CIUL é dirigido pela maestrina Erica Mandillo, que é também fundadora do coro e responsável pela formação que será ministrada durante este fim-de-semana.

Érica Mandillo, mestre em biofísica pela Faculdade de Ciências de Lisboa, tem o curso de canto pelo Conservatório de Lisboa, e o curso de Encenação de Ópera, pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi membro do Coro Gulbenkian e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Em 2012, integrou o corpo docente da Escola de Música do Conservatório Nacional, sendo responsável por uma classe de Coro e Expressão Corporal. Nos coros que dirige, desenvolveu uma linguagem muito própria, que tem merecido os maiores elogios pela parte do público e da crítica.

O concerto tem entrada gratuita.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.