Santuário apresenta Itinerário do Peregrino

O peregrino que queira percorrer o itinerário de oração sugerido pelo Santuário terá ao seu dispor, junto ao presépio do Recinto, um desdobrável, em sete idiomas, que traça o percurso orante através dos principais locais do Santuário da Cova da Iria.

 

O peregrino de Fátima chega ao Santuário depois de percorrer um itinerário que é, o mais das vezes, sinal exterior de um caminho interior de fé. A dimensão da peregrinação está no centro da vida do Santuário que, enquanto lugar celebrativo da fé, é mais do que espaço de chegada e partida, mas é verdadeiramente o lugar de um caminho, de um itinerário de santidade, feito ao ritmo da fé do povo de Deus. À chegada ao Santuário de Fátima, é pois ainda a fazer peregrinação que o peregrino é convidado, sendo-lhe proposto um itinerário de oração ao ritmo dos passos pelos lugares do Santuário.

Durante o presente ano pastoral, o Santuário de Fátima propõe um itinerário do peregrino que aprofunda o tema do ano Santificados em Cristo, à luz de uma das frases centrais da aparição de agosto: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique por elas”. A frase da Senhora do Rosário aponta duas atitudes fundamentais para o caminho de santidade: a oração, que nos abre à presença de Deus e nela nos centra; e o sacrifício, que é a atitude de quem oferece a vida como dom em prol dos irmãos.

O peregrino que queira percorrer o itinerário de oração sugerido pelo Santuário terá ao seu dispor, junto ao presépio do Recinto, um desdobrável, em sete idiomas, que traça o percurso orante através dos principais locais do Santuário da Cova da Iria. Os passos que dará pelo recinto serão testemunho de uma peregrinação interior que se propõe a decalcar o convite à santidade presente na aparição de agosto da Virgem Mãe, em Fátima, que faz eco da convocação evangélica à santidade: “Sede santos porque eu sou santo” (1 Ped 1, 16) e que foi acolhido como compromisso de vida pelos videntes Jacinta, Francisco e Lúcia.

O apelo à santidade com que nos desafia o Evangelho, e que Fátima nos recorda, é vocação de todos. Na mensagem da Senhora do Rosário, esse apelo descreve-se com estas duas atitudes fundamentais: a centralidade da vida em Deus, pela oração, e a oferta da vida em prol dos outros, sobretudo dos que mais necessitam, pelo sacrifício.

 

> Ver artigo integral

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.