Após ter vivido o seu Advento, segundo o percurso proposto pelo Secretariado Diocesano da Catequese, centrado nas aparições do Anjo aos Pastorinhos, a catequese de Santa Eufémia desafiou os pais e as crianças a visitar o local destas aparições, nos Valinhos.
Apesar da geada e do frio que nesse domingo, 15 de janeiro, convidavam ao conforto de casa, mais de uma centena de pessoas aderiram à iniciativa.
A peregrinação começou com a celebração da Missa na capela do Calvário Húngaro, presidida pelo padre Manuel Antunes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima e natural de Santa Eufémia. Durante a homilia, congratulou-se por estar entre os seus conterrâneos e, manifestando o seu agrado pela iniciativa, incentivou toda a Diocese a ser mais entusiasta da mensagem evangélica de Fátima.
Seguiu-se a visita aos locais históricos dos Valinhos: Loca do Cabeço, monumento celebrativo da 4.ª aparição de Nossa Senhora em Agosto, poço do Arneiro e casas dos Pastorinhos. Em cada lugar, após breve descrição dos factos aí vividos há cem anos, leram-se excertos das memórias da Irmã Lúcia sobre as aparições, rezou-se e cantaram-se alguns cânticos.
A concluir, o almoço foi partilhado, já com a presença do pároco, padre Nuno Gil, que se uniu à comunidade após os compromissos dominicais.
Vários participantes manifestaram por escrito o seu contentamento pela iniciativa, pedindo que outras do género se realizem.