Rui Ruivo e Eduardo Caseiro instituídos em novos ministérios

D. António Marto instituiu no ministério do leitorado e do acolitado dois seminaristas da Diocese, no passado dia 13 de julho, na celebração da solenidade da dedicação da Catedral de Leiria.

Rui Ruivo, instituido no misnistério do leitorado, vai para o 5.º ano da formação teológica, durante o qual irá trabalhar na dissertação de final de mestrado. No próximo ano pastoral estará numa paróquia da Diocese, aos fins-de-semana, a colaborar com a comunidade.

Eduardo Caseiro, instituído leitor, terminou o 5.º ano e vai para o 6.º e último da formação teológica. Em 2016/2017 terá formação pastoral no Seminários dos Olivais, durante a semana e trabalho pastoral, às sextas e fins-de-semana, numa paróquia da Diocese.

Ao Presente Leiria-Fátima, os dois seminaristas falaram do significado das instituições que agora receberam.

2016-07-20 Instituidos 3

 

 

 

 

Rui Ruivo, instituído leitor

Servir pela Palavra, com alegria

“Ser instituído leitor dá-me a missão de anunciar o Evangelho, mas para o anunciar, tenho que o viver. Esta instituição configura, cada vez mais, a minha vida com Cristo, que é Palavra viva, para que esta encarne em mim. No meu percurso enquanto seminarista, há coisas que vão mudando e ganhando uma densidade maior e a instituição de leitor é um exemplo deste crescimento no amor à Sagrada Escritura.

Quando o Bispo me deu a Bíblia e me disse para anunciar a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens, tomei consciência da responsabilidade do que é viver, cada vez mais, uma vida em Cristo. Pensei que não será uma coisa só minha, que a a Igreja me confia, mas de todos aqueles a quem Deus quer que a sua Palavra chegue.

Esta instituição não me faz sentir mais que os outros, antes dá-me a responsabilidade de servir a fé dos irmãos, por meio da Palavra, pela qual Deus se vai revelando aos homens. No serviço da Palavra, quero que a alegria que me caracteriza se faça sentir permanentemente e que ela seja fundada no encontro com Cristo.

2016-07-20 Instituidos 2

► Rui Ruivo no momento em que é instituído pelo Bispo diocesano no ministério do leitorado. O leitor tem a tarefa de serviço do anúncio e do ensino da Palavra de Deus na liturgia, na catequese e noutras circunstâncias. 

 

 

Eduardo Caseiro, instituído acólito

Ser um elo para o encontro com Jesus

“É uma etapa bastante significativa, porque é a mais próxima da ordenação diaconal e surge como uma nova confirmação, por parte da Igreja, da vontade de Deus. Em relação ao ministério do acolitado, a missão que me é confiada de servir o altar na Eucaristia, mas também de distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, faz crescer em mim o desejo de que todos se possam encontrar com Cristo. Não me é indiferente receber este ministério no Ano da Misericórdia, porque se impõe o desafio de me fazer próximo e caminhar com aqueles que, pelas mais variadas razões, estão privados do Sacramento da Eucaristia, acolhendo, com seriedade, os desafios que o Papa Francisco nos tem lançado a este respeito. Tenho um desejo muito grande de que todos se possam encontrar com o Senhor e que eu possa ser um elo para este encontro, levando uma palavra de alegria e de reconciliação.”

2016-07-20 Instituidos 1

► Eduardo caseiro no momento da instituição no ministério do acolitado. O acólito exerce funções ligadas ao altar e também à distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis. Esta instituição pode ser confiada a fiéis leigos, todavia, na prática, só a recebem os jovens ou adultos orientados para a ordenação de diácono ou sacerdote.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.