Romaria

São 09:00 de domingo, vou de carro e cruzo-me com várias pessoas que vão a pé, algumas em grupo, outras sós. Vêm em romaria às festas de Nossa Senhora, aqui na nossa diocese. É uma tradição que não se perdeu entre as gerações e hoje, uma vez mais, elas fazem o seu caminho que as levará ao encontro da sua Mãe.

Uns seguem a tradição; outros tentam dar sentido aos seus dias; outros pedem forças para as provações da vida; outros procuram a fé; outros oferecem o seu peregrinar por gratidão, entre muitas outras intenções que levam dentro.

Caminham com os pés e com a consciência. Peregrinam. Vão, cada um na sua busca espiritual.

Olho os seus caminhos e penso nisto… Que consigam encontrar Deus, não só no santuário, no “templo”, mas também no coração. Deus está nas coisas e sobre as coisas, está dentro e fora de nós. Já dizia alguém, cada vez mais são precisos cristãos fora das paredes da igreja, cá fora, no mundo… por entre a(s) gente(s). E, por isso, tantas vezes precisamos de concretizar essa saída com os nossos pés. As romarias, as peregrinações, constituem para o Homem um caminho concreto de estrada para que, ao longo do percurso, também ele percorra uma estrada no seu coração em direção a Deus.

E penso ainda… De nada nos serve ir em romaria para uma festa se não estivermos preparados para fazer festa dentro de nós, pelo caminho percorrido, pelas graças concedidas e pelo convite que nos é dirigido pessoalmente por Deus. Tanto a peregrinação como a festa simbolizam o sentido que a nossa vida deve tomar: um percurso humilde, interior, espiritual e individual de busca, de encontro, e que culmina na alegria contagiante, na festa perante esse mesmo encontro e que nos deve levar a querer contagiar os outros à nossa volta, convidando-os a virem celebrar connosco!

Cada um tem o seu percurso, cada um tem o seu ritmo, o seu tempo… e o ritmo de Deus também não é igual ao nosso.

Resta-me desejar a todos estes “romeiros”/peregrinos com que me cruzo, Bom Caminho! Que encontrem o tesouro espiritual de que tanto precisam!

24 horas para o Senhor
28 de Março
Jubileu das Grávidas
30 de Março
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress