No Colégio do Sagrado Coração de Maria, a oração da manhã de 30 de setembro marcou o início da comemoração do Ano Jubilar – 150 anos da chegada das primeiras Religiosas do Sagrado Coração de Maria a Portugal. Foi no dia 30 de setembro de 1871 que três religiosas – Saint Marie Hennessy, Saint Appollonie Fenayrou e Saint Gabriel Moylan – e duas jovens candidatas francesas – Sainte Madeleine e Saint Julie Romieu – chegaram ao Porto vindas de Béziers (França).
Para a celebração do Jubileu foi criado uma equipa dinamizadora, constituída por Irmãs e colaboradores leigos das diversas obras do Instituto em Portugal, responsável pelo programa que vai sendo descoberto de forma progressiva, com início no dia 30 de cada mês.
Sob o tema “Memória que nos inspira a lançar redes de esperança. 150 anos em Portugal para que todos tenham vida”, e tendo como base de inspiração o texto bíblico Jo 21, 1-8, este programa pretende captar o dinamismo subjacente a esta fundação e transpor para a atualidade o carisma fundacional; registar em suporte digital a história fundacional do Instituto, os factos relevantes da presença do Instituto em Portugal nos últimos 150 anos, o património cultural e artístico da autoria das religiosas, e os testemunhos sobre diferentes presenças/ministérios do Instituto ao longo da sua história.
Somos todos convidados, desde já, a fazer um caminho de descoberta visitando o site criado para o efeito: https://150anos.irscm.pt.