Profissão de Fé no Casal dos Bernardos

Foi uma celebração muito bonita, na qual todos participaram com alegria e dignidade. No final, o pároco padre João Pedro agradeceu a todos os presentes.

O Domingo de Pentecostes foi sempre dia de festa, pois é uma das solenidades mais importantes para os cristãos. Contudo, no dia 6 de junho, às 09h30, na paróquia de Casal dos Bernardos, o carácter festivo do Pentecostes foi enriquecido com a Profissão de Fé das crianças do 6.º Ano da catequese. 

No início da Eucaristia, foi feita a introdução da celebração e o cortejo. De seguida, as crianças, uma a uma, dirigiram-se para junto da pia batismal, para a beijarem. Com este gesto simples, recordaram a primeira Profissão de Fé, realizada no dia do Batismo de cada um, comprometendo-se, ainda mais, a serem responsáveis pela sua condição de batizados. 

Profissão de Fé no Casal dos Bernardos

Na homilia, o pároco, padre João Pedro, começou por lembrar que nos devemos colocar diante d’Aquele em que acreditamos, o Deus de Jesus Cristo, que Se faz próximo por ação do Espírito Santo. Cabe-nos identificar-nos cada vez mais com Aquele em que acreditamos. A verdadeira fé conduz ao ser, ao fazer, ao comprometer-se no cuidado e no serviço aos irmãos, imitando Jesus. 

Após a homilia, as crianças dirigiram-se ao Círio Pascal para acenderem as velas usadas no Batismo e, com as velas acesas na mão, professaram solenemente a Fé, renunciando ao pecado, às seduções do mal e a satanás. Disseram crer em Deus Pai, em Jesus Cristo e no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos e na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. O senhor padre terminou dizendo, em nome de todos: “esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo, Nosso Senhor”. 

A catequese é um caminho feito de inúmeras descobertas, sendo a maior de todas o amor que Jesus Cristo nos tem, mostrando-nos como devemos apostar no amor entre nós, para sermos verdadeiramente seus discípulos. 

Foi uma celebração muito bonita, na qual todos participaram com alegria e dignidade. No final, o pároco padre João Pedro agradeceu a todos os presentes: aos catequistas, às crianças, ao coro, e aos pais, pelo empenho e dedicação e pediu-lhes que continuassem a incentivar os seus filhos a prosseguir na catequese, acompanhando-os na vida paroquial, nomeadamente na participação na Eucaristia dominical, vivendo e testemunhando a fé cristã todos os dias. 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...