Profissão de Fé na Freixianda

No dia 9 de junho, as 16 crianças que frequentaram este ano o 6º ano da catequese paroquial proclamaram solenemente a fé do seu batismo e fizeram a sua opção pessoal por serem cristãs, na igreja Católica, ao longo de toda a vida.
Foi no decorrer da celebração da Eucaristia dominical, na igreja paroquial, no dia em que a Igreja celebrava a solenidade do Pentecostes. Presidiu à celebração e acolheu o compromisso destes cristãos mais novos o nosso pároco. A igreja, decorada como para os dias de festa, estava composta. Os pais tinham lugares reservados. De igual modo, as crianças, o grupo coral e os acólitos, cada um no desempenho das suas funções.
As crianças da Profissão de Fé entraram na igreja em cortejo solene, de túnicas brancas e empunhando a vela do seu batismo, previamente acesa no círio pascal, que foi conduzido por uma das catequistas. Logo de início, já nos seus lugares, em diálogo com o pároco, disseram ao que vieram. Foram elas que proclamaram as leituras, cantaram o salmo responsorial e a aclamação ao Evangelho.
Na homilia, novamente em diálogo com o pároco, deu para perceber que estavam conscientes dos compromissos que iam assumir por si próprias e com a sua responsabilidade pessoal. Foi o que fizeram logo a seguir. Subiram para a frente do altar e, voltadas para a assembleia, de velas acesas, proclamaram solenemente a fé do seu batismo. Foi um momento de alguma emoção, nomeadamente para os seus pais e avós.
E a celebração prosseguiu com a apresentação dos dons que alguns deles conduziram ao altar. Chegados ao momento do gesto da paz, foram saudar os pais, em atitude de gratidão e de pedido de desculpas. Chegou o momento também solene da comunhão e, a seguir, a consagração da sua fé e vida cristã a Nossa Senhora. Por fim, a entrega do Credo que resume os conteúdos da fé cristã, que assumiram e querem viver.
No final de tudo, houve palmas de parabéns para as crianças e de reconhecimento e gratidão para os catequistas. Também aos pais foram dirigidas palavras de saudação e de apelo para continuarem a acompanhar os seus filhos, pois a Profissão de Fé, sendo ponto de chegada, é também ponto de partida para novas vivências.


Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.