Precioso contributo para uma formação integral. Cardeal D. António Marto convida à matrícula na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

As crianças e jovens saem mais bem preparados "para um futuro, dispondo de conhecimentos religiosos e de espiritualidade como 'ferramentas' humanas que lhes permitam ser verdadeiramente felizes e construtores de uma sociedade nova".

O Cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima acaba de publicar uma mensagem a convidar os encarregados de educação a matricularem as crianças e jovens na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). “A situação atual de pandemia veio reforçar a necessidade de que a educação na escola abranja todas as dimensões do ser humano”, contextualiza o prelado para, logo a seguir, constatar que “é preciso ser saudável não só do ponto de vista físico, mas também espiritual, moral e cultural”.

Na situação atual, os professores de EMRC foram mantendo o seu trabalho junto dos alunos, mas tiveram um contacto mais reduzido. Nessa linha, o Serviço de Pastoral nas Escolas, que coordena o setor na Diocese, esclarece que “não foi quase possível levar a cabo a habitual sensibilização dos mesmos para se matricularem na disciplina para o próximo ano letivo”. A esta dificuldade acresce uma alteração nos moldes em que decorrem as matrículas, que pode, mais facilmente, levar a que muitos acabem por não se inscrever na disciplina.

Para D. António Marto, a aula de EMRC é “um precioso contributo para uma formação integral, em que se descubra e aprofunde os valores da vida e do convívio em sociedade à luz da dimensão moral e religiosa”. Para o bispo de Leiria-Fátima, as crianças e jovens saem mais bem preparados “para um futuro, dispondo de conhecimentos religiosos e de espiritualidade como ‘ferramentas’ humanas que lhes permitam ser verdadeiramente felizes e construtores de uma sociedade nova”.

Juntamente com o convite, é pedido aos párocos que sensibilizem os seus paroquianos para a importância desta disciplina e para a matrícula na mesma, nomeadamente através dos avisos paroquiais, de alguma comunicação aos pais das crianças e adolescentes da catequese, ou por outras vias que lhes pareçam oportunas.

Texto integral do convite

Armas Bispo 200px

Convite à matrícula na aula de
Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

Caros estudantes, pais e educadores,

Estão a decorrer nestes dias as matrículas para o próximo ano escolar.

A situação atual de pandemia veio reforçar a necessidade de que a educação na escola abranja todas as dimensões do ser humano. Verificamos que é preciso ser saudável não só do ponto de vista físico, mas também espiritual, moral e cultural. 

Nesse sentido, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) significa um precioso contributo para uma formação integral, em que se descubra e aprofunde os valores da vida e do convívio em sociedade à luz da dimensão moral e religiosa. Assim, as nossas crianças e jovens sairão melhor preparados para um futuro, dispondo de conhecimentos religiosos e de espiritualidade como “ferramentas” humanas que lhes permitam ser verdadeiramente felizes e construtores de uma sociedade nova.

Venho ao vosso encontro para sensibilizar os estudantes e seus educadores para a importância desta disciplina e para a matrícula na mesma. Não esqueçais, não descuideis nem adieis a matrícula. Decidi-vos. Fazei-a já.

Com amizade e a minha bênção em nome de Deus.

Leiria, 1 de julho de 2020.

† Cardeal António Marto, 
Bispo de Leiria-Fátima

Convite formato gdoc: https://is.gd/bjEXUv

Convite formato pdf: https://is.gd/hk4fP4

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.