Pousos homenageia o Cónego Rosa no 1.º centenário do seu nascimento

A paróquia dos Pousos vai fazer memória, prestar homenagem e realçar as qualidades humanas e cristãs do padre José de Oliveira Rosa, por ocasião do centenário do nascimento deste seu ilustre conterrâneo, comummente conhecido em toda a Diocese de Leiria-Fátima como “Cónego Rosa”.

A celebração será no domingo 31 de julho, com Missa na igreja paroquial, às 11h30, presidida pelo vigário geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda, e animada pelo coro da SAMP. Seguir-se-á um momento musical pela banda filarmónica da SAMP e a romagem ao cemitério onde está sepultado.

Nascido em 31 de Julho de 1916, no lugar do Padrão, da paróquia dos Pousos, entrou para o Seminário de Leiria em Outubro de 1927, tendo sido ordenado presbítero a 6 de Agosto de 1939 e nomeado Cónego da Catedral de Leiria em 1951.

Durante quase toda a sua vida foi o organista principal da catedral de Leiria e do Seminário Diocesano, onde foi director da Schola Cantorum e professor de Latim, Religião, Música, Piano, Órgão e Canto Gregoriano, de muitas gerações de seminaristas e de quase todos os sacerdotes desta Diocese. No seu ministério foi ainda Chanceler da Câmara Eclesiástica durante 56 anos, notário-actuário do Tribunal Eclesiástico, notário do Tribunal para a Causa de Beatificação dos Videntes de Fátima, tesoureiro da Confraria de Nossa Senhora da Encarnação, bem como pároco e capelão em diversas comunidades da Diocese.

Conhecido por muita gente como organista na Catedral de Leiria, ainda hoje é recordado como “o que tocava os sinos da Sé”. Foi, aliás, um dos impulsionadores da aquisição do novo órgão daquela igreja e do restauro do carrilhão que se encontra actualmente na torre, onde funciona uma escola para novos executantes daquele majestoso instrumento.

Faleceu no dia 19 de Setembro, na Casa Diocesana do Clero, aos 93 anos, e com 70 anos de ministério sacerdotal.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.