Picoto festeja regresso de imagem de Santa Ana

Esta é uma história com 256 anos e que recentemente viu a luz do dia. Santa Ana era venerada numa capela particular do Picoto, paróquia do Souto da Carpalhosa, Leiria, em 1758, facto que acabaria por se perder no tempo.

Porém, essa realidade seria alterada com a realização dos trabalhos de investigação que resultaram na monografia “Souto da Carpalhosa – Oito Séculos de História”, editada pela Junta de Freguesia do Souto da Carpalhosa – que nas últimas eleições Autárquicas agregou a freguesia da Ortigosa – em 2013. Daí à aquisição de uma imagem da santa e à decisão de se realizar uma festa em sua honra, foi um ápice. Será no próximo domingo, 6 de abril.

A ideia partiu de um popular, que “se entusiasmou com a ideia” de recuperar Santa Ana “para padroeira”, tendo inclusivamente oferecido a respetiva imagem, conta o pároco do Souto da Carpalhosa, Pe. José Baptista. Segue-se um dia de festejos. “Como é uma maneira de as pessoas se encontrarem e ocasião para celebrar, é de se fazer a festa, até porque era minha ideia, neste ano de família, dar alguma importância a Santa Ana e São Joaquim, para tentar chegar aos avós da comunidade”, avança.

Ana é mãe de Maria e avó de Jesus. “O culto de Santa Ana existia no Oriente já no séc. VI e estendeu-se ao Ocidente no séc. X. Mais recentemente foi introduzido o culto de São Joaquim – só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho”, segundo nota publicada no site da agência Ecclesia. A popularidade de Santa Ana deve-se ainda ao facto de ser “padroeira de diversos ofícios e profissões, desde os carpinteiros, marceneiros, mineiros, tanoeiros, tecelões e ourives vassoureiros, costureiras e luveiros” (In http://museu-angra.azores.gov.pt).

A festa em honra de Santa Ana, na localidade do Picoto, Souto da Carpalhosa, está assim agendada para o próximo domingo, dia 6, e inicia-se com um almoço de confraternização (servido na associação local; necessita de inscrição prévia), pelas 13h00, seguido de missa solene, bênção da imagem e procissão, a partir das 15h00, e de concerto da Filarmónica Nossa Senhora da Piedade (Monte Redondo), pelas 16h30.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente