Cerca de três centenas de pessoas da vigararia das Colmeias, acompanhadas dos párocos, participaram na peregrinação à Sé de Leiria, no domingo 25 de fevereiro.
A acolhê-las no exterior do templo, estavam o bispo diocesano, D. António Marto, e o pároco de Leiria, padre Gonçalo Diniz, com membros da equipa paroquial.
Já dentro da igreja catedral, o padre Gonçalo fez a apresentação histórica e teológica do templo, focando que o seu nome “sé” ou “catedral” deriva do facto de nela estar a cadeira que é símbolo do serviço de autoridade religiosa que o Bispo desempenha na Igreja diocesana.
Seguiu-se a celebração da liturgia de Vésperas, a oração da tarde da Igreja. Comentado a leitura bíblica, D. António Marto focou alguns elementos de ordem teológica que caracterizam a Igreja diocesana: a escuta da Palavra de Deus, a ação do Espírito Santo, o ministério apostólico representado pelo Bispo, a comunhão fraterna e a dimensão missionária da partilha da fé cristã com outros.
No final, felicitou e agradeceu às pessoas presentes pelo seu amor à Igreja diocesana, bem como aos seus párocos, aos acólitos e ao coro, pelo empenho na realização desta peregrinação.
A vigararia das Colmeias, além desta, é atualmente composta pelas paróquias de Albergaria dos Doze, Espite, Matas, Meirinhas, Memória, São Simão de Litém e Vermoil. Tem ao seu serviço quatro sacerdotes, sendo vigário o padre Orlandino Barbeiro Bom.