Foram muitas as comunidades da Diocese de Leiria-Fátima que se mobilizaram para responder à proposta do Papa Francisco de dedicação de “24 horas para o Senhor”, no fim de semana de 4 e 5 de março.
Outras ainda o irão fazer no próximo fim de semana, promovendo este tempo especial de adoração ao Santíssimo Sacramento e de celebração do sacramento da Reconciliação, como também o Bispo diocesano tem apelado. “É uma oportunidade de escuta orante da Palavra num momento intenso de oração e adoração”, sublinhava D. António Marto na sua mensagem para esta Quaresma.
Publicamos algumas fotos e pequenos relatos enviados ao PRESENTE.
Marrazes
A igreja da Quinta da Matinha, nos Marrazes, recebeu o momento de oração “24 horas para o Senhor”, desde as 21h00 de sexta-feira. Durante as 24 horas em que durou a iniciativa, além dos catequistas e catequizandos, a porta esteve aberta para os movimentos da Igreja e muitos fiéis de todos os lugares da paróquia que vieram “rezar pela paz no mundo e pelo Senhor”. Um dos grupos de catequese completou o momento de oração com uma fotografia que foi sendo partilhada nas redes sociais, com a mensagem “Estive com o Senhor”. (Pedro Silva)
Batalha
Não foram 24 horas, mas foi uma tarde de Sábado em que a igreja matriz da batalha esteve sempre composta com grupos de catequese, de jovens, de viúvas, de casais e muitas dezenas de fiéis que fizeram questão de responder sim a esta proposta de “estar com o Senhor”.
Souto da Carpalhosa
Durante a noite de sexta, dia 4 de março, houve grupos que se inscreveram, comprometendo-se a estar em adoração num período de tempo específico. Durante as horas do dia de sábado, 5 de março, sem que houvesse esse compromisso, houve sempre alguém em oração.
Porto de Mós
Estas 24 horas de oração foram realizadas na Igreja de S. Pedro. Não foi uma multidão de gente em todas as horas, às vezes apenas uma meia dúzia, os que passaram pela Igreja para fazer a sua oração sentiram verdadeiramente que Jesus estava ali. Esta proximidade foi uma experiência marcante e gratificante.
Mira de Aire, Alvados e S. Bento
Nenhuma – entre as centenas de pessoas que passaram entre as 18 de sexta e as 18 de sábado – deu o seu tempo por ‘perdido’ ou ‘inútil’. Há muitas coisas na relação com Deus, que nos colocam em relação também com os outros, indizíveis e nada espectaculares. Foi bom ter a percepção de agradáveis surpresas, isto é, de alguns ‘grupos’ que se organizaram e até pela madrugada nunca ‘abandonaram’ Jesus. Ele nunca ficou só durante as 24 horas.
Amor
A paróquia de Amor envolveu todos os agentes pastorais na realização do evento. Tiveram também participação especial todas as crianças da catequese que, na tarde de sábado, e com a orientação dos respectivos catequistas, estiveram a rezar e a cantar durante uma hora.
Reguengo do Fetal
A paróquia do Reguengo do Fetal vai realizar as “24 horas para o Senhor”, na igreja matriz, com adoração ao Santíssimo Sacramento, das 21h00 de sexta-feira, dia 11 de março, até às 20h00 de sábado, dia 12, terminando com a celebração da Eucaristia. Foram abertas inscrições para permitir assegurar os respetivos turnos, contudo, todos os que o desejem, poderão, a qualquer hora, entrar na Igreja e permanecer o tempo que puderem, de dia ou de noite. (DC)