“Comunidades unidas pelos valores cristãos” é o título de um trabalho de 3 páginas, publicado pelo jornal Presente Leiria-Fátima desta semana (31.10.2013).
Historicamente unidas, as paróquias de Albergaria dos Doze e de São Simão de Litém mantém muito em comum entre si. Ambas do concelho de Pombal, as comunidades se destacam pelo bairrismo das suas gentes e pelo brio com que promovem o bem comum.
Nestes limites da diocese de Leiria-Fátima ainda se sente o forte impacto do fluxo de emigração das décadas de 50 e 60. A realidade é mais visível no verão mas está presente todo o ano. “O Simonense”, mensário da Fábrica da Igreja de São Simão de Litém, é um dos órgãos de comunicação que vai mantendo a comunidade emigrante a par da atualidade daquela paróquia. Elaborado por uma equipa voluntária, é distribuído gratuitamente e garante uma ligação afetiva da comunidade com as suas origens.
Ainda que bairristas, estas gentes são capazes de feitos grandiosos e relevantes para a vida comunitária. Grupos de escuteiros, jovens, associações de carácter sociocaritativo ou mesmo populares unidos pelo amor ao próximo, garantem uma solidariedade social ímpar e preciosa nos dias que correm.
É esta boa vontade e este saber fazer o bem coletivo que marcam estas populações que tanto sabem cuidar dos mais velhos como motivar os mais jovens a manter vivos estes valores cristãos.
Na edição desta semana do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima, confira uma parte desse dinamismo e ainda uma entrevista com o pároco, padre José Frazão.