Paróquia de Monte Real em destaque no Presente

“Paróquia humilde e dedicada a Deus”. Entrevista ao pároco: “A minha preocupação é fazer pastoral em equipa”.

Constituída por sete lugares, a paróquia de Monte Real conta com dois lugares de culto: Monte Real e Serra do Porto do Urso. E mais duas lindíssimas capelas construídas num século longínquo, do qual apenas restam aqueles dois edifícios de culto como forma de expressar a existência, desde sempre, da devoção cristã na paróquia.

Sob orientação espiritual do padre David Nogueira, a paróquia tem dado sinais evidentes da sua devoção. Jovem, mas muito dedicado e humilde, David Nogueira assume na plenitude os deveres do sacerdócio e tem conduzido a sua paróquia a um confortável lugar no que diz respeito à religiosidade. Contudo, e de acordo com o pároco, ainda há muito por fazer, sobretudo no que diz respeito à área da ação social.

Até conseguir constituir uma equipa capaz de dinamizar este setor, David Nogueira continua empenhado, em conjunto com as suas equipas, em manter Monte Real ativa no mapa diocesano. E tem conseguido. A paróquia conta com grupo de acólitos, Movimento Esperança e Vida, Movimento dos Cursilhos de Cristandade, ministros extraordinários da Comunhão, grupos corais de Monte Real e da Serra do Porto do Urso e a equipa da Pastoral da Família. Os conselhos económico e pastoral também assumem um papel fundamental no desenvolvimento da paróquia, que conta ainda com uma escola de música e a comissão da igreja da Serra do Porto do Urso.

“O andamento de uma paróquia não pode ser uma coisa unipessoal e, por isso, preocupo-me em contar ao máximo com as pessoas que encontrei aqui, que são da paróquia e com as quais eu quero fazer equipa e levar os dinamismos por diante”, confessa o pároco, consciente de que há muito para fazer em Monte Real. Depois de concluído o pagamento do empréstimo bancário de 400 mil euros, destinados à aquisição do edifício onde se concentram os serviços paroquiais e diversos movimentos, é tempo de levar por diante o embelezamento da igreja matriz.

Veja a entrevista ao padre David Nogueira, bem como algumas peças sobre os dinamismos desta paróquia na edição em papel do jornal diocesano Presente Leiria-Fátima desta semana (19.09.2013).

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress